Skip to content

alunos retirados
Foto: ilustração | NRE PR

Uma denúncia recebida pelo Portal BnT Online nesta quinta-feira (28) aponta que estudantes da rede estadual de ensino em Ponta Grossa teriam sido retirados das aulas após constarem com matrícula inativa no sistema escolar. De acordo com o relato encaminhado à reportagem, os alunos foram chamados durante o período de aula e orientados a deixar a instituição.

Últimas notícias de Ponta Grossa e região

Conforme as informações repassadas, a situação teria atingido dezenas de estudantes, incluindo alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os relatos também indicam que parte dos casos envolve estudantes com faltas justificadas por atestados médicos, mas que, mesmo assim, apareceram no sistema com frequência abaixo do percentual mínimo exigido pela rede estadual.

ALUNOS TERIAM SIDO RETIRADOS NO MEIO DA AULA

Uma mãe relatou que o filho foi retirado da aula de Educação Física junto com outros estudantes para que os responsáveis fossem comunicados sobre a suspensão da matrícula.

Meu filho tem atestado médico de todas as faltas. Mesmo assim foi desmatriculado e mandado embora da escola”, afirmou a mãe à reportagem.

Ainda conforme o relato, os alunos só poderão retornar às aulas após uma nova liberação do sistema educacional estadual. A mãe alega que as matrículas poderiam ser reativadas após o fechamento de indicadores ligados ao censo escolar.

Segundo a mãe que procurou a reportagem, a própria instituição de ensino encaminhou mensagens aos responsáveis informando que as suspensões de matrícula ocorreram por determinação do Núcleo Regional de Educação (NRE) para estudantes com frequência abaixo de 75%. No comunicado, a escola afirma que os responsáveis precisariam comparecer presencialmente para registro em ata e avaliação da continuidade da vida escolar do aluno, além de aguardar a liberação do sistema pelo Núcleo para possível reativação da matrícula.

NOTA DO NRE

Após ser procurado pela reportagem, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa informou, por meio de nota, que a frequência escolar dos estudantes é registrada normalmente no sistema da rede estadual de ensino.

O órgão também afirmou que baixa frequência não implica suspensão, cancelamento ou perda da vaga do estudante na rede estadual.

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa informou que a frequência dos estudantes é registrada normalmente no sistema da rede estadual e que baixa frequência não resulta em suspensão, cancelamento ou perda de vaga. O órgão também afirmou que a direção da instituição de ensino permanece à disposição da comunidade escolar para orientações e esclarecimentos.

O NRE acrescentou ainda que a direção da instituição de ensino permanece à disposição da comunidade escolar para orientações e esclarecimentos.

O portal Bnt segue acompanhando.

Confira a nota do NRE:

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa informa que a frequência escolar de todos os estudantes é devidamente registrada no sistema da rede estadual de ensino.
O NRE esclarece ainda que a baixa frequência não implica suspensão, cancelamento ou perda da vaga do estudante na rede estadual.
A direção do Colégio […] permanece à disposição da comunidade escolar para orientações e esclarecimentos.

Veja mais

Vídeo mostra suposta discriminação contra crianças de ocupação em CMEI de PG

Siga o portal BNT Online no Google News
Seguir