Campos Gerais

Palmeira atinge 99,9% no Índice de Transparência da Administração Pública de 2024

Palmeira. Boca no Trombone Palmeira.
O que impediu a nota máxima foi uma pequena pendência identificada em uma das exigências do índice, que já foi prontamente corrigida

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-PR, divulgou a avaliação do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2024, e o município de Palmeira alcançou uma marca histórica, atingindo 99,9% (selo diamante). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (18) e a reportagem do Portal BnT também conversou com o prefeito Sérgio Belich.

Conforme a assessoria da prefeitura, o resultado coloca a cidade entre os melhores municípios em termos de transparência no Estado, ficando apenas atrás de 16 cidades que alcançaram a nota máxima de 100%. “A excelente pontuação representa a maior nota já obtida pelo município e reflete o compromisso da gestão municipal em garantir que os dados de interesse público estejam disponíveis de forma eficiente e transparente, facilitando o acesso e a compreensão das ações governamentais. Isso é essencial para o controle social, permitindo que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a aplicação dos recursos públicos e as decisões administrativas”, destaca a assessoria.

“O que impediu a nota máxima foi uma pequena pendência identificada em uma das exigências do índice, que já foi prontamente corrigida. No entanto, a avaliação do ITP foi realizada antes de o ajuste ser concluído, o que resultou na perda de um décimo”, explica a assessoria.

Para a reportagem, o prefeito disse que o número foi conquistado por ser uma promessa de campanha em 2020 e que os principais objetivos como prefeito era transparência. “Ficamos muito orgulhoso de toda nossa equipe que trabalhou muito com honestidade e respeito com a população. Você atingir 99,9% de transparência no 4° ano que vem subindo desde o primeiro ano é gratificante”.

Leia também: Feriado na região: PRF registrou um óbito e 10 acidentes durante operação

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica