SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Últimas

Palmeira celebra pela primeira vez o Dia do Tropeiro com participação de estudantes e resgate histórico

Data foi instituída por lei municipal aprovada na Câmara; evento reuniu centenas de pessoas e promoveu valorização cultural entre gerações

Vereador Sargento Gaio
Imagem: BnT
Publicidade

O município de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná, celebrou pela primeira vez o Dia do Tropeiro no dia 1º de agosto, com uma programação especial voltada ao resgate das tradições que marcaram a origem da cidade. A data, agora oficial no calendário municipal, foi criada a partir de um projeto de lei apresentado pelo vereador Sargento Gaio (Republicanos) e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Segundo Sargento Gaio, a criação da data foi uma forma de valorizar o papel histórico de Palmeira nas rotas do tropeirismo, que conectavam o Sul do Brasil a Sorocaba (SP). O município, ao lado de outras cidades como Ponta Grossa, Castro e Tibagi, teve forte presença no ciclo tropeiro, mas permaneceu mais de dois séculos sem um marco comemorativo relacionado a essa história.

A escolha do dia 1º de agosto foi baseada em registros históricos do Instituto Geográfico de Palmeira, que apontam Emanuel José de Araújo como o primeiro tropeiro da cidade. Além disso, ele foi o responsável pela doação das terras onde hoje está localizada a igreja matriz.

A primeira edição do evento foi realizada no Parque de Exposições e reuniu centenas de pessoas, incluindo mais de 400 estudantes da rede pública. A programação contou com a presença de tropeiros, apresentações culturais, exposição de animais, equipamentos antigos e comidas típicas. Para o vereador, o envolvimento das crianças foi um dos pontos altos da comemoração, pois garantiu a transmissão da história e da cultura local às novas gerações.

O vereador destacou ainda que a criação do Dia do Tropeiro cumpre a função de preservar a memória e fortalecer a identidade cultural do município, além de fomentar o turismo histórico.

Durante a entrevista ao BnT News, Sargento Gaio também falou sobre outras iniciativas de seu mandato, como a lei municipal que proíbe o uso de cigarros eletrônicos em ambientes públicos e privados em Palmeira. A nova legislação, já sancionada, prevê inclusive sanções administrativas a estabelecimentos comerciais que forem flagrados vendendo esses dispositivos, o que pode incluir suspensão ou cassação do alvará de funcionamento.

Ele ressaltou que a medida busca reforçar o combate ao uso de cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens, e oferece respaldo ao poder público local no enfrentamento desse problema de saúde pública. O vereador também agradeceu o apoio dos colegas da Câmara e do prefeito Altamir Sanson (PSD), destacando a importância da atuação conjunta entre Legislativo e Executivo.

Leia também: Ratinho Jr. estreia na pesquisa Datafolha com 40% em cenário presidencial contra Lula

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →