Coluna

Papo Aberto com Roberto: Como uma iniciativa simples se tornou um farol de esperança para mulheres em Ponta Grossa

WhatsApp Image 2024-03-14 at 13.13.15 Boca no Trombone
Além de ajudar mulheres em tratamento de câncer, a associação também apoia aquelas que sofrem de outras condições, como alopecia

Neste episódio do “Papo Aberto com o Roberto”, transmitido pelo portal BNT, uma conversa especial trouxe à luz a história da Associação Sol doando Amor, uma iniciativa que tem impactado positivamente a vida de mulheres em Ponta Grossa e região.

A entrevistada foi Sol Menezes, fundadora da Associação Sol doando Amor, que contou a comovente história que deu origem à instituição e destacou sua missão de oferecer apoio e esperança às mulheres em momentos difíceis. “Eu acredito que tudo que acontece em nossa vida são missões. Eu cursava direito na faculdade Secal e uma colega minha foi acometida pelo câncer, na época eu era cabeleireira e usava essa renda para me manter e pagar minha faculdade. Eu olhei para ela e vi os olhares que as pessoas direcionam para você quando você está doente, elas ficam te velando em vida”, disse.

Inspirada pelo desejo de ajudar, Sol começou a confeccionar perucas para mulheres que sofriam com a queda de cabelo causada pela quimioterapia. O gesto simples ganhou força e se transformou em uma associação de apoio a mulheres em situações vulneráveis.

“Foi o impulsionamento para a instituição tomar forma e crescer. Eu falo que Deus me pegou pela mão e foi levando. No começo era difícil conseguir doações de mechas de cabelo porque em Ponta Grossa a Associação Sol doando Amor é a única que fabrica perucas para mulheres com câncer. Nós temos o empréstimo das perucas sem custo nenhum por prazo indeterminado”, explicou.

O nome Sol doando Amor reflete a missão da associação de oferecer amor e apoio às mulheres em suas horas mais difíceis. Desde então, a organização tem crescido, oferecendo não apenas perucas, mas também cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros equipamentos para mulheres em necessidade.

Além de ajudar mulheres em tratamento de câncer, a associação também apoia aquelas que sofrem de outras condições, como alopecia. Sol destacou a importância emocional das perucas, que ajudam as mulheres a recuperar sua autoestima e confiança durante um momento desafiador em suas vidas. “O cabelo é a moldura do rosto, a mulher se sente despida sem o cabelo, muitas tem vergonha do companheiro, tem medo que os filhos vejam o cabelo caindo para que eles não sofram e vendo esse lado de como a mulher se sente, nós começamos a doar a peruca para quem teve alopecia”, disse.

Confira abaixo a entrevista completa:

Leia também: Deputado Goura (PDT) é o entrevistado do ‘Papo Aberto com Roberto’ desta semana. Assista

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica