O Governo do Estado do Paraná, anunciou nestá terça-feira (21) a realização de um concurso público para o recrutamento de 2.600 novos integrantes das forças de segurança. São ofertados 2.000 cargos à Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros Militar.
O anuncio foi publicado por meio do Diário Oficial, com os despachos do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O certame está previsto para acontecer em 2025.
A organização do concurso ficará a cargo da Secretaria da Segurança Pública, em parceria com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBCF). O edital, que dispoõe informações detalhadas sobre inscrições, provas e cronograma, deve ser divulgado no primeiro trimestre do ano.
Uma novidade importante é que este será o primeiro concurso que exigirá formação de nível superior, conforme a nova lei sancionada em 2023.
De acordo com Hudson Leôncio Teixeira, secretário da Segurança Pública, a iniciativa reflete o compromisso do governo em fortalecer a proteção dos cidadãos “Essa medida reafirma o compromisso do governo em investir na proteção da população e no aprimoramento das nossas forças de segurança”, destaca.
O Estado do Paraná ressalta os investimetos promovidos nas carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em 2023, foram formados 2.485 policiais militares e 419 bombeiros. Segundo o governo estadual, outras corporações também estão em expansão, como a Polícia Científica e a Polícia Civil, que convocaram novos servidores.
*Com informações da AEN
Confira também: Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres