Com apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), o Paraná passou a contar com três instituições certificadas com o Selo Ouro de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres. A certificação é concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em parceria com o Instituto Nós Por Elas. O Sesc Paraná recebeu o selo nesta segunda-feira (11), em Curitiba, juntando-se ao Senac-PR e à empresa Versátil Andaimes e Escoramentos Ltda.
A certificação reconhece instituições que promovem ambientes seguros e igualitários, além de desenvolverem ações de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres. O selo possui quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Platina, conforme os critérios atendidos pelas organizações.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Durante a cerimônia, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, afirmou que a conquista representa um compromisso público das instituições no enfrentamento à violência contra as mulheres.
“Esse selo traz um componente visível para o mundo, um compromisso dizendo que nesta instituição existem ações e compromissos voltados às mulheres. Mas também deixa um recado para quem está dentro: de que nenhuma forma de violência será tolerada”, afirmou.
A secretária relembrou que o trabalho teve início em agosto de 2024, quando o Governo do Estado reuniu instituições do Sistema S no Palácio Iguaçu para incentivar a adesão à certificação e ampliar a rede de proteção às mulheres no Paraná.
“Temos trabalhado com os municípios, levado recursos públicos, implantado programas de prevenção à violência e estruturado políticas públicas para mulheres. Mas sem a sociedade unida pelas mulheres, nada disso poderia se efetivar”, disse.
Passam a integrar o grupo de certificadas no nível Ouro o Sesc Paraná, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR) e a Versátil Andaimes, de Colombo, primeira empresa do Brasil a receber a certificação.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
O diretor regional do Sesc-PR, Ulisses de Moraes Rodrigues, destacou que as mulheres representam a maioria da equipe e do público atendido pela instituição. Segundo ele, isso reforça a importância do compromisso com políticas de proteção e enfrentamento à violência.
“Hoje, 65% da nossa equipe e também da nossa clientela são mulheres. Isso demonstra a força feminina dentro da instituição e também o cuidado que temos em construir um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro”, afirmou.
Rodrigues também ressaltou que a certificação reconheceu práticas que já eram adotadas pela instituição. “A certificação é motivo de orgulho, mas o maior orgulho foi perceber que muitas dessas ações já eram realizadas pela instituição no dia a dia”, disse.
O Paraná tem se destacado nacionalmente na adesão ao selo, com empresas, instituições públicas e universidades certificadas. O Estado foi o primeiro do Brasil a ter uma empresa reconhecida pela iniciativa. Desde 2024, a Semipi atua na divulgação e fortalecimento da certificação junto a instituições públicas e privadas, incentivando políticas internas de proteção, acolhimento e promoção da equidade de gênero.
Também participaram do evento a diretora de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Ivânia Ramos dos Santos; a diretora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa da Semipi, Larissa Marsolik; o diretor regional do Senac-PR, Sidnei de Oliveira; o superintendente da Fecomércio-PR, Alberto Samways; a coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG), Claudia Colpi; e a deputada federal Leandre Dal Ponte.