Paraná

Paraná deve ter maior safra de milho da história, aponta Deral

Paraná deve ter maior safra de milho da história, aponta Deral Boca no Trombone Paraná deve ter maior safra de milho da história, aponta Deral
Foto: AEN
Estado deve superar marca histórica de 18,1 milhões de toneladas, aponta levantamento do Deral

O Paraná caminha para colher a maior safra de milho da sua história, mesmo enfrentando adversidades climáticas. A soma da primeira e da segunda safra do grão deve ultrapassar as 18,1 milhões de toneladas, superando o recorde registrado na safra 2016/2017. A projeção consta na Previsão Subjetiva de Safra (PSS), divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

De acordo com o Deral, a segunda safra de milho, popularmente chamada de safrinha, deve atingir 16,15 milhões de toneladas, mesmo com previsão de perdas pontuais causadas por fatores climáticos. A área plantada também é maior — 2,72 milhões de hectares, representando um crescimento de 7,4% em relação ao ciclo anterior.

A primeira safra de milho, que teve sua colheita concluída na última semana, trouxe resultados expressivos. Com a maior produtividade da história, foram colhidos, em média, 10,8 mil quilos por hectare. Mesmo com uma redução de 8% na área plantada — que passou de 298,2 mil hectares para 274,5 mil hectares —, o volume produzido chegou a quase 3 milhões de toneladas.

 Panorama de Outras Culturas no Paraná

Cevada cresce forte

O plantio de cevada avança e já ocupa 31% da área estimada, que é de 94,3 mil hectares — crescimento de 17% em relação ao ciclo anterior. A expectativa é colher 411,5 mil toneladas, um salto de 39% frente às 296,1 mil toneladas da safra passada. A região de Guarapuava, no Centro-Sul, lidera os trabalhos de plantio.

Café se recupera

Após os prejuízos causados pela seca de 2023, o café paranaense mostra sinais de recuperação. A estimativa é produzir 42,8 mil toneladas, um avanço de 6% em comparação com a safra anterior.

Trigo em alta

O trigo também apresenta projeção otimista. Mesmo com uma redução na área plantada, que caiu 25% (de 1,13 milhão para 849,8 mil hectares), a produção deve alcançar 2,73 milhões de toneladas, 19% a mais que na última safra. Com 96% das lavouras em boas condições, a produtividade pode chegar a 3,2 mil quilos por hectare, se o clima continuar favorável.

Feijão sofre com seca e pragas

A cultura do feijão enfrenta dificuldades. A segunda safra, já com 100% da área plantada e cerca de metade colhida, deve gerar 534 mil toneladas — uma queda de 22% em relação ao ano anterior. A redução de 25% na área plantada, atualmente em 328,5 mil hectares, e os efeitos da seca combinada com o ataque de mosca branca comprometem a produção.

Além dos dados de grãos, o Deral também divulgou no Boletim de Conjuntura Agropecuária informações atualizadas sobre a produção de banana, laranja e proteína animal, fundamentais para o agronegócio paranaense.

Leia também: Paraná alcança 4º lugar no Índice de Progresso Social do Brasil

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Vídeo mostra momento da agressão do repórter Sassá Vídeo mostra decolagem do balão que caiu em Praia Grande 📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES