Em 2022, cerca de 127.760 mudas de araucárias foram doadas para plantio no Paraná. Esta ação faz parte do fortalecimento do desenvolvimento sustentável implementadas pelo Governo do Estado a partir de 2019 permitiram que a árvore-símbolo do Paraná, a Araucária, pudesse ser vista com mais frequência nas paisagens locais.
A araucária foi a espécie ameaçada de extinção mais procurada nos 19 viveiros regionais do Instituto Água e Terra (IAT). Os viveiros produzem mais de 100 espécies nativas diferentes, 25 delas são consideradas ameaçadas de extinção, como o cedro-rosa, jatobá e palmito-jussara.
Além do aspecto ambiental, as mudas de Araucária que saem dos viveiros paranaenses têm impacto também na economia regional. Muitas das pessoas que procuram o IAT buscam a espécie como forma de ampliar a produção de pinhão, semente bastante comercializada regionalmente no período de inverno. As regiões de Guarapuava e União da Vitória são dois dos maiores fregueses dos viveiros.
Outras espécies em extinção que foram bastante requisitadas pela população paranaense no ano passado, como o cedro-rosa, ipê-roxo, guaçatunga, peroba-rosa e guaritá. Os interessados poderão fazer a solicitação de mudas por meios digitais, como aplicativo Paraná Mais Verde, disponível na Play Store para modelos Android. Após a liberação, poderá retirar as mudas no viveiro selecionado.
O Sistema de Gestão Ambiental é uma solução informatizada que, dentre demais facilidades, permite aos usuários a requisição de mudas nativas e consultas relacionadas ao requerimento feito pela internet através do endereço www.sga.pr.gov.br. Após a solicitação, o pedido passará por uma análise do IAT. Caso seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas e a documentação necessária.