SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Últimas

Paraná entrega 54 novas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha

Os automóveis serão utilizados para ampliar a capacidade de deslocamento das equipes nos municípios, garantindo mais agilidade no atendimento às vítimas

Paraná entrega 54 novas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha
Divulgação
Publicidade

O Governo do Paraná overnanunciou a ampliação da estrutura de segurança voltada ao combate à violência doméstica com a entrega de 54 novas viaturas destinadas à Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O investimento total na aquisição dos veículos foi de R$ 9,2 milhões.

Os automóveis serão utilizados para ampliar a capacidade de deslocamento das equipes nos municípios, garantindo mais agilidade no atendimento às vítimas e reforçando a fiscalização das medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o reforço na estrutura faz parte de uma política contínua de enfrentamento à violência contra a mulher.

Segundo ele, o Estado registrou resultados positivos nos indicadores de segurança. “Alcançamos o importante indicador de queda de 20% nos feminicídios e também registramos menos estupros em 2025. Mas precisamos continuar investindo para a proteção das mulheres. Essas novas viaturas vão facilitar deslocamentos e ampliar o atendimento em todo o Paraná”, afirmou.

A Patrulha Maria da Penha integra a política de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar da Polícia Militar do Paraná. As equipes são formadas por policiais militares homens e mulheres que realizam visitas preventivas com base em boletins de ocorrência e também atuam a partir de denúncias anônimas recebidas por canais como o Disque Denúncia 181.

Entre as atribuições da patrulha estão a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas, orientação a vítimas e autores de violência e ações de prevenção para evitar novos episódios. Além do trabalho operacional, as equipes também participam de palestras e atividades junto às redes de proteção à mulher.

Ações do Mês da Mulher

A Secretaria da Segurança Pública também realizou nesta semana o evento de abertura do Mês Mulher Segura, iniciativa que integra a programação de março, período em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Durante a solenidade, foram anunciadas parcerias para ampliar a divulgação das ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A empresa Viação Graciosa irá adesivar os ônibus de sua frota com o material da campanha e distribuir panfletos junto às passagens vendidas. Já a empresa Outdoormídia fará a divulgação da campanha publicitária do programa Mulher Segura gratuitamente por 30 dias em 80 outdoors instalados em Curitiba e na Região Metropolitana.

O programa Mulher Segura Paraná atua no combate à violência doméstica e ao feminicídio por meio de palestras, ações educativas e orientação sobre os serviços da rede de proteção no Estado.

Como resultado das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, o Paraná registrou queda de 20,2% nos casos de feminicídio em 2025. Foram 87 ocorrências no ano passado, contra 109 em 2024. A taxa registrada foi de 0,73 caso por 100 mil habitantes, uma das menores do país.

Leia também Policial Carro tomba após colisão em Oficinas

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →