Paraná entrega 54 novas viaturas para reforçar a Patrulha Maria da Penha
Os automóveis serão utilizados para ampliar a capacidade de deslocamento das equipes nos municípios, garantindo mais agilidade no atendimento às vítimas

O Governo do Paraná overnanunciou a ampliação da estrutura de segurança voltada ao combate à violência doméstica com a entrega de 54 novas viaturas destinadas à Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp). O investimento total na aquisição dos veículos foi de R$ 9,2 milhões.
Os automóveis serão utilizados para ampliar a capacidade de deslocamento das equipes nos municípios, garantindo mais agilidade no atendimento às vítimas e reforçando a fiscalização das medidas protetivas de urgência determinadas pelo Poder Judiciário.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, o reforço na estrutura faz parte de uma política contínua de enfrentamento à violência contra a mulher.
Segundo ele, o Estado registrou resultados positivos nos indicadores de segurança. “Alcançamos o importante indicador de queda de 20% nos feminicídios e também registramos menos estupros em 2025. Mas precisamos continuar investindo para a proteção das mulheres. Essas novas viaturas vão facilitar deslocamentos e ampliar o atendimento em todo o Paraná”, afirmou.
A Patrulha Maria da Penha integra a política de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar da Polícia Militar do Paraná. As equipes são formadas por policiais militares homens e mulheres que realizam visitas preventivas com base em boletins de ocorrência e também atuam a partir de denúncias anônimas recebidas por canais como o Disque Denúncia 181.
Entre as atribuições da patrulha estão a fiscalização do cumprimento das medidas protetivas, orientação a vítimas e autores de violência e ações de prevenção para evitar novos episódios. Além do trabalho operacional, as equipes também participam de palestras e atividades junto às redes de proteção à mulher.
Ações do Mês da Mulher
A Secretaria da Segurança Pública também realizou nesta semana o evento de abertura do Mês Mulher Segura, iniciativa que integra a programação de março, período em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher.
Durante a solenidade, foram anunciadas parcerias para ampliar a divulgação das ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A empresa Viação Graciosa irá adesivar os ônibus de sua frota com o material da campanha e distribuir panfletos junto às passagens vendidas. Já a empresa Outdoormídia fará a divulgação da campanha publicitária do programa Mulher Segura gratuitamente por 30 dias em 80 outdoors instalados em Curitiba e na Região Metropolitana.
O programa Mulher Segura Paraná atua no combate à violência doméstica e ao feminicídio por meio de palestras, ações educativas e orientação sobre os serviços da rede de proteção no Estado.
Como resultado das políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, o Paraná registrou queda de 20,2% nos casos de feminicídio em 2025. Foram 87 ocorrências no ano passado, contra 109 em 2024. A taxa registrada foi de 0,73 caso por 100 mil habitantes, uma das menores do país.
Leia também Policial Carro tomba após colisão em Oficinas























