O Paraná é o 5º estado brasileiro que mais recebeu novos moradores vindos de outras regiões do país entre 2017 e 2022, conforme revelam os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No período analisado, o Paraná registrou a chegada de 327.943 pessoas, enquanto 242.898 deixaram o estado, resultando em um saldo positivo de 85.045 moradores e uma taxa líquida de migração de 0,74%. Em números absolutos, o Paraná aparece na 6ª posição no ranking dos estados que mais receberam pessoas, mas considerando o saldo migratório, ocupa o 5º lugar.
Segundo o IBGE, a maior parte dos migrantes veio do estado de São Paulo, além de registros de pessoas vindas de outros oito estados brasileiros e também do exterior. Na lista dos cinco estados que mais ganharam moradores no saldo migratório estão Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e o próprio Paraná.
Já os estados que mais perderam população para outras regiões do país foram Rio de Janeiro, Maranhão, Distrito Federal, Pará e São Paulo, que, mesmo sendo o principal emissor de migrantes para o Paraná, também registrou saldo migratório negativo.
LEIA TAMBÉM: Tribunal de Justiça do Paraná reconhece união estável homoafetiva após morte
Comentar