O Estado do Paraná reforça o aumento no fluxo de pessoas em estradas e destinos turísticos tem levado a um crescimento no número de acidentes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre 27 de dezembro e 1 de janeiro deste ano foram registrados no Paraná 120 acidentes nas rodovias. Isso resulta em uma maior demanda por transfusões de sangue nos hospitais. Em contrapartida, as doações costumam cair, o que preocupa a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que faz um apelo à população para que agende e realize doações em todas as regiões do estado.
O secretário Beto Preto enfatiza a importância da solidariedade dos paranaenses. “Precisamos de mais sangue nos nossos hemonúcleos e hemocentros neste período de verão para atendermos os hospitais onde as pessoas mais precisam de uma transfusão”, afirma. São 384 hospitais públicos e privados que dependem das doações realizadas pela população para atender pacientes em situações críticas.
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos e estar em boas condições de saúde. Os homens podem doar a cada dois meses, enquanto as mulheres têm um intervalo de três meses entre as doações.
A Sesa recomenda que as doações sejam agendadas para evitar filas e otimizar os estoques conforme a demanda regional. As unidades do Hemepar estão disponíveis em todo o estado, facilitando o acesso à doação.
O site da Sesa disponibiliza informações sobre a demanda por tipos sanguíneos em cada região e os contatos para agendamento. Em Ponta Grossa, não há demanda específica de tipos de sangue e o agendamento pode ser realizado pelo WhatsApp (42) 3223-1616.
*Com informações da AEN
Leia também: Sanepar se posiciona sobre falta d’água em bairro de PG