Ponta Grossa

Parceria facilitará emissão de carteira de identidade para crianças em Ponta Grossa

Imagem: Gabrielle Sversut/PCPR
Programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, na faixa etária de 0 a 6 anos

A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa e o Instituto Mundo Melhor, lançou o Programa Primeiros Passos. O programa tem como objetivo facilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional para crianças na primeira infância, abrangendo a faixa etária de 0 a 6 anos.

A prefeita Elizabeth Schmidt destacou que a iniciativa beneficiará principalmente a população carente, evitando a necessidade de deslocamento até o Instituto de Identificação. “Vamos facilitar o acesso dessas crianças ao documento de identidade. Várias entidades estão colaborando para garantir esse direito às crianças”, afirmou.

O programa conta com a colaboração do Instituto Mundo Melhor, do Conselho Nacional de Justiça, da Vara de Infância e Juventude e do Distrito 4730 do Rotary Brasil. Inicialmente, dois servidores da Guarda Civil Municipal estão capacitados para emitir os documentos. A previsão é de 10 mil atendimentos anuais, incluindo emissão e renovação de carteiras de identidade, além de cursos online certificados.

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, ressaltou a importância da carteira de identidade como um elemento fundamental para a cidadania e inclusão. “A carteira de identidade é a chave para a cidadania, garantindo mais proteção e direitos para as nossas crianças”, destacou.

Durante o evento de lançamento, a presidente do Instituto Mundo Melhor, Cirlei Simão Pauliki, ressaltou a importância de levar cidadania às crianças e mencionou que o programa oferecerá capacitação online para professores e familiares. “Vamos disponibilizar conteúdos de prevenção e promoção à saúde infantil em vídeo aulas, através do Projeto Linha da Vida, em parceria com a Santa Casa, para uso de professores e familiares das crianças atendidas pelo Programa Primeiros Passos”, explicou.

Representando a Polícia Civil do Paraná, o agente de polícia judiciária e coordenador do programa PCPR na Comunidade, João Mário Goes, enfatizou a união de esforços para proporcionar serviços essenciais à sociedade. “Este programa é a realização do sonho de muitos pais e mães que desejam construir uma vida de cidadania para seus filhos”, disse.

Evento de Lançamento

O lançamento oficial do programa ocorreu nesta quinta-feira (27), no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Itamara, em Ponta Grossa.

Os equipamentos para a confecção dos documentos foram doados pelo Rotary Distrito 4730. Com essa iniciativa, a PCPR e a Prefeitura de Ponta Grossa esperam promover a inclusão social e garantir que todas as crianças tenham acesso à documentação básica, essencial para o exercício pleno da cidadania.

Imagem: Gabrielle Sversut/PCPR

Com informações da PCPR

Leia também: Em três horas, dois são detidos por tráfico de drogas em diferentes praças de PG


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI