Destaque Ponta Grossa

Paróquias de Ponta Grossa organizam encontros de oração e louvor durante carnaval

Fotos: Arquivo Pascom Paróquia São João Paulo II e Capela Nossa Senhora da Luz
O jeito cristão de viver o Carnaval inclui ainda festas tradicionais como o Saron, o Livre Soul, o Renascer, na sede da Diocese, e o Alegra-te em Telêmaco

Na primeira Carta aos Corintios, capítulo 6, São Paulo diz ‘tudo me é permitido, mas nem tudo me convém’. De modo que, aos cristãos não convém festejar o Carnaval conforme o mundo festeja.

O alerta é feito por padre Wagner Oliveira da Silva, pároco da Paróquia São João Paulo II, em Ponta Grossa, que sediará dois momentos diferentes nesses dias de folia: o Acampamento Yeshua e o Retiro para as Famílias. Mas, não é só isso. O jeito cristão de viver o Carnaval inclui ainda festas tradicionais como o Saron, o Livre Soul, o Renascer, na sede da Diocese, e o Alegra-te, em Telêmaco Borba.

“Eu vejo que o retiro, o acampamento, são oportunidades para que os cristãos – jovens, famílias – celebrem a alegria, que é própria desse tempo, mas de maneira sóbria, de maneira verdadeiramente cristã. É uma forma de evangelizar e de ser um testemunho para o mundo, de que podemos, sim, ser felizes – e de fato ser cristão é uma alegria imensa – mas viver essa alegria de maneira saudável, não pecaminosa”, afirma padre Wagner, citando que são, na verdade, dois retiros.

Leia também: Saiba quais serviços públicos irão funcionar no feriado de Carnaval em PG

“Esse primeiro retiro para jovens, uma vez que nosso grupo de jovens foi criado ano passado, será chamado ‘acampamento’ porque eles irão pernoitar lá no espaço, em barracas. A proposta é que na tarde de domingo, aconteça na igreja matriz, o retiro para as famílias. Inicialmente, para as famílias dos jovens que estarão vivenciando o retiro, mas também para toda a comunidade. Durante a tarde, haverá momentos de louvor, animação, Adoração, até às 17 horas, quando as famílias irão receber os jovens que virão lá, do local do acampamento, que será a Comunidade Mãe do Bom Conselho. Virão e irão se encontrar para uma Adoração. Depois, às 19 horas, junto com a missa, ocorrerá o encerramento”, explica.

O tema do I Acampamento Yeshua será ‘Paróquia em oração, fiel a sua missão’. O acampamento está programado para os dias 10 e 11, na Comunidade Mãe do Bom Conselho, no Bairro Contorno. Os jovens serão recebidos, dia 10, a partir das 15 horas. O fechamento do portão se dará às 16 horas, e, em seguida, começa a montagem do acampamento.

Os participantes serão divididos em equipes e receberão as orientações gerais. À noite, haverá um luau no sábado e a exposição do Santíssimo. No domingo, gincanas e palestras com Leandro de Paula, fundador da Comunidade Mãe do Bom Conselho, além da presença de padre Kleber Pacheco, assessor do Setor Juventude do Regional Sul 2 e da Diocese. “Ele começou com a gente o grupo de jovens e estará lá para nos dar o apoio”, detalha Ariela Tais Vidal Morais, integrante da comissão organizadora.

No dia 11, o Retiro para as Famílias Com Jesus é Festa inicia às 13 horas, com muita alegria, louvor, pregação, testemunhos, Adoração e animação, que ficará a cargo da Banda Dominus. Na matriz, haverá a venda de crepes, empadinhas, sorvete, refrigerante, em prol das obras de estrutura da paróquia. “Neste final de semana, junto com as missas estaremos lançando oficialmente a campanha dos devotos em vista da construção da casa paroquial, do centro de pastoral e de melhoramento na fachada da igreja. Três obras grandes, que vão melhorar e ampliar a nossa estrutura”, adianta o pároco.

II Jascristão

Na Capela Nossa Senhora da Luz, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a pedida é o II Carnaval Jascristão. A programação especial está prevista para o dia 11, a partir das 13h30, na Rua Bruno Sheibel, Vila Nery, no Bairro Cará Cará, endereço da comunidade. Quem quiser, pode colaborar levando um prato doce ou salgado para partilhar. “O Carnaval Jascristão foi planejado com objetivo de ser um evento animado para chamar os jovens e adolescente a virem para a igreja e também como uma forma de unir as comunidades”, justifica Rayane do Nascimento, coordenadora do grupo de jovens Jascristão (Jovens e adolescente seguidores de Cristo).

De acordo com Rayane, ano passado, a primeira edição saiu como o planejado. “Mesmo sendo uma capela pequena, nos empenhamos para acolher os jovens e adolescentes, para que se sentissem em casa e aproveitassem o evento. Foi feito no domingo à tarde e chegamos a ter em torno de umas 30 pessoas. Vieram famílias, jovens, adolescentes e crianças. O ponto alto foi o concurso de fantasia de personagem bíblico, que chamou atenção de muitos, que se empenharam para fazer suas fantasias. Foi muito legal! Tivemos fantasias de santos, anjos, arca de Noé, discípulos, Adão e Eva dentre tantas”, contou.

Este ano, durante à tarde, haverá momentos de louvor, animação, partilha, concurso de fantasia e Adoração com o diácono Pedro Lang. “A expectativa é que aumente o número de jovens e adolescentes para que mais pessoas estejam se divertindo e louvando a Deus”, destaca Rayane.


    BNT Vídeos

    Quer receber as Newsletter BnT?

    Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone