Destaque Turismo

Parque Histórico de Carambeí oferece viagem no tempo para estudantes

A atividade lúdica proporciona aos estudantes uma viagem no tempo para conhecer a história de Carambeí. A partir do 2º semestre estará disponível.

Visitar o museu Parque Histórico de Carambeí, conhecer cada um dos cenários que compõe a Vila Histórica, que é a ala museal que reproduz a antiga colônia de imigrantes, proporciona uma viagem no tempo. Com o intuito de oportunizar ao público escolar a vivência da história e cultura dos imigrantes no município, o Núcleo Educativo criou a ação educativa ‘Volta ao Passado’.

Para essa atividade, os integrantes do Núcleo Educativo escolhem um personagem e colocam uma roupa antiga, das décadas de 1911 a 1950. Em cada um dos cenários, os visitantes encontram um figurante ocupando o papel de um morador, um viajante, pastor, alguém que fez parte da história de Carambeí e que relata como era a vida na antiga colônia.

Leia também: Coral Sanepar e cantor João Bosco se apresentam no Cine Teatro Ópera em julho

Com o intérprete do homem do campo, os estudantes aprendem sobre agricultura, a técnica do plantio direto e as dinâmicas socioculturais relacionadas ao campo. Na igreja, o pastor fala em alemão e em português, com um sotaque arrastado, conta sobre a religiosidade e o surgimento da tradição das tortas. O morador da chácara conta como era simples a vida na colônia, os trabalhos e as famílias numerosas, e saudoso recorda como pegou cada uma das borboletas que estão em exposição no museu.

Na escola, a professora explica como era a educação em turmas multidisciplinares e como o estudo fez parte da vida dos imigrantes. O ex-escravo narra como ensinou os imigrantes holandeses a plantar, como utilizava as plantas como medicação natural, lembra da relação afetuosa com os neerlandeses e os outros moradores de Carambeí.

‘Volta ao Passado’ é uma mediação pensada para o público infantil, levando em consideração os conteúdos abordados durante o Ensino Fundamental I, através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O historiador e coordenador do Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler explica que a ação educativa foi desenvolvida. “O seu objetivo é criar um diálogo lúdico e interativo a respeito da imigração holandesa em Carambeí, evidenciando também os outros grupos étnicos presentes na cidade”, ainda relata que a atividade foi idealizada por uma estagiária. “A ação educativa iniciou com um esboço proposto pela estagiária Laura Marchesini, no final do ano de 2022, estabelecendo fundamentos e abordagens lúdicas para determinados pontos da mediação”.

A ação educativa foi lançada no mês de junho para atender um grupo com 100 alunos. “Trabalhar com grupos grandes é sempre um desafio, pois prezamos por uma experiência marcante e de qualidade. O formato cênico da ação possibilita uma visitação mais fluida e divertida”, relata o historiador.

‘Volta ao Passado’ foi testada, o público aprovou, a partir do segundo semestre integrará o catálogo de atividades destinadas aos grupos escolares.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone