Edit Template
Campos Gerais Turismo

Pesquisa aponta otimismo empresarial e projeta expansão do turismo nos Campos Gerais

WhatsApp Image 2025-10-16 at 150906 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-10-16 at 150906
Foto: Divulgação
A 'Pesquisa empresarial 2025', conduzida pela Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU), teve como foco os empresários que atuam em atividades características do turismo na região
Publicidade

Uma pesquisa empresarial recente, realizada no ‘Território Turístico Campos Gerais’, revela um cenário de forte otimismo e intenção de crescimento por parte dos empreendedores locais, com mais da metade das empresas projetando a expansão de suas atividades nos próximos meses.

A ‘Pesquisa empresarial 2025’, conduzida pela Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (SETU), teve como foco os empresários que atuam em atividades características do turismo na região. No total, foram coletadas 104 respostas válidas entre julho e agosto de 2025.

A Gilce Zelinda, do Departamento Estatístico da SETU, destaca que a pesquisa foi positiva e teve bom retorno dos empresários da região dos Campos Gerais. Ela aponta que o retorno foi positivo, pois das 670 empresas cadastradas na região, 104 respostas foram obtidas. “Nós classificamos os Campos Gerais como um destino para o turismo de negócios e eventos, pela diversificação dos cadastros e dos tipos de cadastro”, afirma.

“Na região dos Campos Gerais, destacam-se a diversidade, história e patrimônio cultural, além de festas e celebrações. História e patrimônio ficam em quarto lugar. A pesquisa foi abrangente e teve um bom retorno, com a equipe satisfeita com a consulta”, acrescenta.

Otimismo e Crescimento Proposto

O clima entre os empresários é majoritariamente positivo. Mais da metade dos entrevistados (55,8%) afirmaram que pretendem expandir suas atividades nos próximos seis meses (junho/dezembro de 2025). Outros 42,3% planejam manter suas atividades, enquanto apenas 1,9% pretendem reduzir.

Em termos de desempenho recente, 34,6% dos empreendimentos reportaram que o faturamento aumentou em relação a 2024, enquanto 32,7% o mantiveram estável, e 28,8% registraram diminuição.

Publicidade

Perfil das Empresas e Atividades Chave

O perfil predominante das empresas na região é de Microempresa (53,8%), seguida por MEI (27,9%). Quanto ao tempo de existência, 41,3% das empresas estão no mercado há mais de 10 anos.

As principais atividades turísticas exercidas pelos respondentes no Território Campos Gerais incluem Restaurantes, Cafeterias, Bares e Similares (24,0%), Agências de Turismo (23,10%) e Meios de Hospedagem (20,20%).

No que tange à representatividade municipal na pesquisa, Ponta Grossa é o município com maior participação, representando 32,7% das respostas, seguida por Arapoti, com 18,3%, e Castro, com 8,7%.

Publicidade

Desafios e Necessidades de Financiamento

Apesar do otimismo, os empreendedores identificaram obstáculos claros para o crescimento das vendas. As principais dificuldades apontadas são:

1. Flutuações econômicas e instabilidade (21,6%).
2. Condições sazonais que afetam a demanda (11,2%).
3. Mão de obra qualificada (11,2%).
4. Deficiência na infraestrutura do município (10,8%).

Para superar esses desafios e viabilizar a expansão, a necessidade de financiamento é significativa: 51,0% dos empresários indicaram precisar de crédito. As necessidades mais urgentes são para Obras e melhorias (39,6%) e Capital de giro (30,2%).

Publicidade

Digitalização e Capacitação

Em relação à maturidade tecnológica, o Território Campos Gerais demonstra uma dependência de processos manuais e físicos. Enquanto 18,3% das empresas apresentam um nível de digitalização excelente ou bom, o somatório dos níveis baixo e muito baixo atinge 36,5%. A principal barreira para a transformação digital é a falta de conhecimento e compreensão sobre as tecnologias digitais necessárias (20,6%).

A capacitação empresarial é vista como crucial, sendo que o Atendimento ao cliente (24,1%) é o tipo de treinamento mais relevante, seguido pelo Marketing digital (15,4%).

Benefícios e Preocupações Locais com o Turismo

Publicidade

Os empresários percebem que o turismo traz benefícios essenciais para seus municípios. Os três benefícios mais citados são:

1. Geração de empregos (22,3%).
2. Promoção da cultura local (18,3%).
3. Fortalecimento do comércio local/diversificação da economia (17,9%).

No entanto, também existem preocupações, sendo a principal delas a falta de compreensão sobre o turismo pela população local, citada por 38,5% dos respondentes.

Destaques e Prioridades para o Território

Para os empresários, os principais elementos representativos do município são a natureza e a biodiversidade (28,9%), a história e o patrimônio cultural (18,6%), e as festas e celebrações (12,8%).

Publicidade

Para que o Paraná se destaque como destino turístico, o desafio apontado com maior frequência é tornar os destinos turísticos paranaenses mais conhecidos (26,1%). Além disso, a expansão e melhoria das rodovias (14,5%) e a expansão da malha aérea (11,6%) são consideradas importantes para o desenvolvimento da infraestrutura turística da região.

Confira a ‘Pesquisa empresarial 2025 – Território Turístico Campos Gerais’ completa aqui.

*Com informações da SETU e AEN

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.