No último episódio da série especial PG+ 200 anos, o portal Boca no Trombone teve o prazer de entrevistar Tônia Mansani, Presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa. A conversa marcou o encerramento dessa série, que abordou a rica história da cidade nos últimos dois séculos.
Também participou da entrevista o colunista e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG), Roberto Ferensovicz. Tônia começou o bate papo afirmando que a cidade está passando por uma fase de notável evolução ao longo dos anos e que a inovação é uma responsabilidade de todos.
“Dentro de um ecossistema de inovação existem seis hélices, que são compostos pela academia que é a hélice do conhecimento, do fomento, institucional, mercado e nós da inovação fazemos parte da hélice do governo, desempenhando um papel crucial na construção de Ponta Grossa como uma cidade do conhecimento e empreendedora”, disse.
Ao ser questionada sobre como o trabalho atual está moldando o futuro da cidade, Mansani enfatizou a necessidade de uma abordagem colaborativa. “A gente trouxe para dentro deste governo inteligente o cidadão no centro do processo, entendendo que temos dois clientes, o cliente externo que é o cidadão e o interno que é o servidor”, afirma.
Apesar da agência ter sido criada no final de 2021, Tônia reforça que por ser uma autarquia, portanto, não se trata de uma secretaria do próprio governo e sim um departamento com autonomia e liberdade para implantar projetos e ações que beneficie os empresários e empreendedores do município. “Apesar de fazermos parte e compormos parte do orçamento do governo municipal, nós somos uma personalidade jurídica própria e isso nos dá uma agilidade grande, inclusive para submissão de projetos, para arrecadação, angariação de recursos para então podermos atuar de forma objetiva e com independência”, disse.
Assista a entrevista completa abaixo:
O portal Boca no Trombone agradece a todos que acompanharam essa jornada pela história e pelo futuro da cidade.
Leia também: PG + 200 anos: Giorgia Bochenek fala sobre os planos da ACIPG para o desenvolvimento de Ponta Grossa