Destaque Ponta Grossa

PG + 200 anos: Encerramento de série especial traz Tônia Mansani para falar sobre inovação em Ponta Grossa

Destacando a transformação da cidade, Tônia enfatizou a responsabilidade coletiva na inovação, integrando o governo ao ecossistema.

No último episódio da série especial PG+ 200 anos, o portal Boca no Trombone teve o prazer de entrevistar Tônia Mansani, Presidente da Agência de Inovação de Ponta Grossa. A conversa marcou o encerramento dessa série, que abordou a rica história da cidade nos últimos dois séculos.

Também participou da entrevista o colunista e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG), Roberto Ferensovicz. Tônia começou o bate papo afirmando que a cidade está passando por uma fase de notável evolução ao longo dos anos e que a inovação é uma responsabilidade de todos.

“Dentro de um ecossistema de inovação existem seis hélices, que são compostos pela academia que é a hélice do conhecimento, do fomento, institucional, mercado e nós da inovação fazemos parte da hélice do governo, desempenhando um papel crucial na construção de Ponta Grossa como uma cidade do conhecimento e empreendedora”, disse.

Ao ser questionada sobre como o trabalho atual está moldando o futuro da cidade, Mansani enfatizou a necessidade de uma abordagem colaborativa. “A gente trouxe para dentro deste governo inteligente o cidadão no centro do processo, entendendo que temos dois clientes, o cliente externo que é o cidadão e o interno que é o servidor”, afirma.

Apesar da agência ter sido criada no final de 2021, Tônia reforça que por ser uma autarquia, portanto, não se trata de uma secretaria do próprio governo e sim um departamento com autonomia e liberdade para implantar projetos e ações que beneficie os empresários e empreendedores do município. “Apesar de fazermos parte e compormos parte do orçamento do governo municipal, nós somos uma personalidade jurídica própria e isso nos dá uma agilidade grande, inclusive para submissão de projetos, para arrecadação, angariação de recursos para então podermos atuar de forma objetiva e com independência”, disse.

Assista a entrevista completa abaixo:

O portal Boca no Trombone agradece a todos que acompanharam essa jornada pela história e pelo futuro da cidade.

Leia também: PG + 200 anos: Giorgia Bochenek fala sobre os planos da ACIPG para o desenvolvimento de Ponta Grossa


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone