Ponta Grossa já presenciou grandes acontecimentos também no futebol: o Operário, atual time da cidade, já trouxe dois títulos nacionais e um Campeonato Paranaense para a cidade. Mas, muito antes até do Fantasma existir, a cidade foi placo de um feito histórico: a primeira partida de futebol do Paraná!
Na série dos 200 anos de Ponta Grossa, vamos falar hoje sobre o primeiro jogo do ‘esporte bretão’ disputado em gramados paranaenses, há mais de um século atrás.
O ano era 1909, mais precisamente no dia 24 de outubro, e o futebol (na época, foot-ball) estava em ascendência no Brasil. Os funcionários da rede ferroviária de Ponta Grossa se reuniram e convidaram o Clube Teuto-Brasileiro de Curitiba para uma partida, a primeira na história do Paraná, marcada para o dia em questão.
Na data marcada, diversos espectadores se aglomeraram nas arquibancadas do campo do Alto do Cemitério Municipal para acompanharem a peleja inédita.
No time princesino, estavam, além de funcionários ingleses da Engeneering, jovens do clube Tiro de Guerra 21. A escalação do então Foot-Ball Ponta-Grossense era: Flávio, Jardim, Monteiro, Salvador, Dawes, Charles, Joca, Maravilha, Frederico, Debu e Ayres. Já o lado oposto, um elenco formado por jovens descendentes de alemães, que moravam na capital era denominado Coritibanos.
O jogo
A partida começou “meia-boca”, mas aos 17 minutos, o jovem Charles Wright aproveitou um passe de S. Borges, chutou forte para o gol e abriu o placar da partida, marcando o primeiro gol registrado no Paraná.
Os jovens da capital até tentaram reverter o placar, mas não conseguiram, e o primeiro jogo realizado no Estado, terminou com vitória de Ponta Grossa, o time do interior.
Os times que disputaram a partida deram origem ao Coritiba, fundado poucos dias depois, e o Operário Ferroviário, criado em 1912. De lá para cá, muitos outros times pontagrossenses também foram criados, como o Guarani, Olinda, CA Pontagrossense, União e Recreio e por aí vai…mas isso é história para outra hora.
O fatoé, de que um gol do jovem Charles em gramados pontagrossenses, a história do futebol paranaense se iniciou e perdura há mais de 110 anos.
1 Comentário