Em meio às comemorações pelos 202 anos de Ponta Grossa, a educação desponta como um dos maiores orgulhos do município. A cidade vive um momento de transformação na Rede Municipal de Ensino, com investimentos em estrutura, tecnologia, valorização dos profissionais e ampliação do acesso à educação infantil. Os números impressionam: são mais de 33 mil alunos atendidos em 164 escolas e CMEIs, com o suporte de mais de 4 mil profissionais da educação.
Para a secretária municipal de Educação, Joana D’Arc, conduzir a pasta neste momento é mais do que um desafio, é uma missão. “É uma alegria imensa e uma grande responsabilidade estar à frente da Secretaria neste momento tão especial em que Ponta Grossa celebra seus 202 anos. A educação é parte fundamental da história de desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.
Segundo a secretária, foram realizadas 14 obras entre reformas e novas construções em 2025. Nessas obras estão incluídas a entrega da escola no bairro Esplanada e do novo CMEI Miguel Arão Ribas Dropa, na Vila Isabel, além das ampliações nos CMEIs Helena e João Haddad.
Em entrevista especial ao Portal BnT Online, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) destaca que a expansão das vagas na Educação Infantil é prioridade até 2029, como cumprimento da série de metas previstas no Plano Nacional de Educação.
“Fiz um balanço e me surpreendi. Já reformamos ou construímos mais de 16 CMEIs. Estamos avançando para ampliar o atendimento de crianças de 0 a 4 anos, uma das nossas grandes metas previstas no Plano Nacional de Educação”, diz. O objetivo do Município é reduzir a fila de espera por vagas nas instituições de ensino.
Reestruturação
A Prefeitura de Ponta Grossa apostou na tecnologia como aliada para o ensino pedagógico nas salas de aula. Em 2025, foram instalados 50 Laboratórios de Aprendizagem Criativa (LACs) e telas interativas de 75 polegadas em todas as 88 escolas da rede municipal. Os equipamentos permitem aulas mais dinâmicas, interativas e alinhadas às novas exigências do processo de ensino-aprendizagem.
A professora Fernanda Geron, em atuação há 15 na Escola Municipal Minervina Scudlareck, explica a importância da inovação para o ensino dos alunos. “A gente percebe essa dinâmica diferente a cada aula, a cada atividade. Conseguimos trazer os conteúdos de várias disciplinas de uma forma que a aprendizagem fica mais atrativa e com a possibilidade da participação dos alunos de forma direta. Isso sem contar que a utilização das telas nos dá a possibilidade de trabalhar os conteúdos de forma multidisciplinar”.

Para dar suporte ao crescimento da rede municipal de ensino, a Secretaria contratou 609 estagiários, 130 professores, 90 docentes por teste seletivo e 51 assistentes de educação. Cabe lembrar que a pasta abriu um novo edital de teste seletivo para professores, voltado para profissionais com formação na área de Pedagogia. A carga horária varia entre 20h e 40h, e salários vão até R$ 5.647,00. Veja mais detalhes clicando aqui.
A formação continuada dos profissionais também foi prioridade. Destaque para o 12º Congresso Municipal de Educação, que reuniu mais de 6.200 participantes em palestras e oficinas com o tema “Educação em Movimento: tempo de criar, inovar e transformar”. “Queremos que os professores saiam com mais perguntas do que respostas. As perguntas nos movem a buscar soluções e melhorar sempre”, defende a prefeita.
Mais notícias: PG 202 anos: Ponta Grossa alcança o topo do Esporte no Estado e na América Latina
Outro pilar da educação em Ponta Grossa é a inclusão. O CIAC Superação, que conta com serviços das áreas de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes, foi ampliado para atender com mais qualidade os alunos com deficiência.
Além disso, projetos como o Sinapses Criativas propõem uma educação conectada à realidade da comunidade. Nele, temas como educação financeira, empreendedorismo e competências socioemocionais são trabalhados em conjunto com os LACs, buscando desenvolver soluções reais para problemas locais. “O maior objetivo é a tratativa com amor e respeito a todos. A educação transforma, dignifica e prepara para os desafios do futuro”, afirma Joana D’Arc.
Metas
Com foco no aumento do IDEB, atualmente em 6,5, a Secretaria Municipal de Educação implementou um novo programa educacional voltado à melhoria dos resultados de aprendizagem. O material será utilizado por alunos e professores do 5º ano do Ensino Fundamental, que farão em 2025 a Prova SAEB – base para o cálculo do IDEB.
O conteúdo inclui simulados e provas no mesmo formato da avaliação nacional, preparando os estudantes com mais segurança e familiaridade com o estilo da prova. “E as professoras dos quintos anos estão muito empenhadas neste ano, porque vai ser o ano do IDEB. Realmente, nós queremos subir a nossa nota, nós temos metas, nós precisamos subir. Sempre é importante isso e preparando essas crianças para enfrentar todos os desafios que vêm pela frente com relação ao IDEB”, diz Elizabeth.

Série Especial
Nesta semana, o Portal BnT Online realiza uma série especial de reportagens em celebração aos 202 anos de Ponta Grossa, comemorados no próximo dia 15 de setembro. As matérias foram produzidas pelo jornalista Vinicius Sampaio, com base em dados recentes e entrevistas com autoridades municipais, destacando o desenvolvimento e as transformações vividas pela cidade.
Ao longo da semana, os conteúdos servirão como uma prévia da cobertura especial que o Portal BnT Online está preparando para o aniversário da cidade. A equipe vai transmitir ao vivo, diretamente da Avenida Vicente Machado, todos os detalhes do desfile de aniversário dos 202 anos de Ponta Grossa.
Essa série especial e a cobertura dos 202 anos de Ponta Grossa contam com o apoio de empresas e instituições parceiras, que acreditam na força da comunicação regional e contribuem para o fortalecimento do jornalismo local.
- Lojas MM
- Ponta Grossa Ambiental
- Atacadão da Paz
- ACIPG
- Álvaro Veículos
- Clínica Inove
- Intergás e Conveniência
- i9 Materiais Elétricos
- Joka Transportes
- Monte Móveis PG Express
- Super Cipa
- Hospital Wuf
- Tintas Darka





Add Comment