O Secretário de Cultura de Ponta Grossa Alberto Schramm Portugal informou nesta sexta-feira (24) para o Portal Boca no Trombone, durante a cobertura do evento realizado pela prefeitura do Bicentenário e lançamento do Selo “PG 200 Anos” que a locomotiva Maria Fumaça, localizada no Parque Ambiental, se tornou oficialmente do município.
Portugal comenta que foi um processo bastante extenso e burocrático, mas que agora a locomotiva começa a fazer parte do patrimônio de Ponta Grossa. Além disso, ele conta como será o futuro da Maria Fumaça. “A gente questiona por que não eram feitos nenhum tipo de manutenção, mas ela não pertencia efetivamente a cidade de Ponta Grossa. Agora, com o processo oficializado, em breve ela irá passar por uma restauração”, afirma o secretário.
Leia também:
Prefeitura faz evento do Bicentenário e lançamento do Selo “PG 200 Anos”
A Prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schimidt comenta também que a locomotiva, agora que é de Ponta Grossa, será doada ao Fecomércio PR, e por isso será deslocada até a Estação Saudade. Portugal explica como ficará a estrutura de segurança da Maria Fumaça quando chegar até a estação. “A locomotiva contará com uma proteção de uma estrutura original que é a própria plataforma da estação”.
A locomotiva ficará aberta para visitação do público, pois segundo o secretário, se trata de um “ícone que fala de um ciclo econômico importante na nossa cidade”.