Ponta Grossa foi uma das cidades mais afetadas pelas fortes rajadas de vento que atingiram o Paraná entre a noite deste domingo (22) e a madrugada desta segunda-feira (23). Segundo dados do Simepar, os ventos chegaram a 74,1 km/h por volta das 3h na cidade, ficando entre os maiores registros do estado no período.
O município só ficou atrás de Santa Maria do Oeste, que teve rajadas de 93,9 km/h às 4h30, e ficou à frente de localidades como Laranjeiras do Sul (73,8 km/h), Ubiratã (69,4 km/h) e Cascavel (66,9 km/h, este rgistrado às 23h45 de domingo).
Também foram registrados ventos intensos em Palmas (61,9 km/h), Capitão Leônidas Marques (61,9 km/h), e nos distritos de Horizonte, em Palmas (60,8 km/h), e Entre Rios, em Guarapuava (57,6 km/h).
As rajadas ocorreram com a passagem de uma frente fria acompanhada por áreas de instabilidade, comuns nesta época do ano. A orientação da Defesa Civil é para que a população redobre os cuidados, especialmente com estruturas provisórias, árvores e fiações elétricas.
Até o momento, não há informações de danos graves em Ponta Grossa relacionados aos ventos. O Simepar segue monitorando as condições climáticas no estado.