A 7ª edição da Parada Cultural LGBTQIAPN+ dos Campos Gerais será realizada no dia 1º de Dezembro de 2024. O evento terá dois momentos: A marcha na Avenida Vicente Machado, com concentração na praça Barão de Guaraúna (“Igreja dos Polacos”), a partir de 12h, com saída as 13h; e a Parada no Parque Ambiental, às 13h30min.
A Parada LGBTQIAPN+ é realizada em Ponta Grossa desde o ano de 2018, motivada pelas lutas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), quando um vereador quis prender a cantora Pabllo Vittar, porque segundo ele, ela entraria nas escolas para fazer doutrinações, para além diferentes discursos preconceituosos à população da nossa cidade. Desde essa primeira edição, discutimos e lutamos por política, educação, saúde, assistência social, direitos, na intenção de combater erradicar diferentes formas de opressão, discriminação e violências que culturalmente atingem a população LGBTI+.
Atualmente, a Parada é organizada por um coletivo com diferentes integrantes de movimentos sociais ou não, inscritos em edital anualmente. Neste 7º encontro, queremos discutir e lutar pelo direito à cidade, com o tema: “A cidade também é nossa”, como também fizemos na 2ª Conferência Eleitoral Municipal LGBTI+, que realizamos neste ano.
Tivemos a alegria de, mais uma vez, termos mais de vinte inscrições de artistas locais e regionais que se somam à luta por meio de suas artes. No Parque Ambiental, teremos apresentações de cantores(as), dançarinos(as), Drag Queens, e outros grupos, com suas produções autorais.
A Parada LGBTQIAPN+ é um ato político às (r)existências das nossas vidas, aos enfrentamentos que fazemos ao machismo, à LGBTI+fobia, ao racismo e às desigualdades que cruzam nossos caminhos. E é também um espaço cultural de visibilidade aos artistas da nossa cidade, e das que constituem os Campos Gerais. Convidamos todos e todas para somarem-se conosco nesse momento que é de luta e também festivo pela vida que resistimos!
As informações são da assessoria de imprensa.
Leia também: Sancionado o acesso público a dados de condenados por crimes sexuais.