Ponta Grossa terá o seu próprio ‘Dia Sem Imposto’.
Sugestão do Conselho Jovem da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), a data teve sua criação aprovada pela Câmara de Vereadores nesta semana e é mais um fruto do Feirão do Imposto, ação que visa chamar a atenção para a necessidade da Reforma Tributária no Brasil e encampada pela ACIPG Jovem.
Em maio deste ano foi realizado em todo o Brasil o Feirão do Imposto 2023 com o tema “Prospera, Brasil! Uma Contramão na estrada Estagnada”. Em Ponta Grossa, como é tradicional, as ações foram realizadas pela ACIPG Jovem.
Leia também: Workshop criativo oferece curso gratuito de teatro de rua em PG
Uma das ações de impacto social mais relevantes realizadas pelo Conselho neste ano foi a sugestão de um Projeto de Lei com a finalidade de criar a “Semana Municipal de Conscientização sobre a Carga Tributária” e o “Dia D – Dia sem Imposto” no município de Ponta Grossa. A ideia é justamente que, além da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, as ações de conscientização também constem na pauta do próprio poder público municipal.
A ideia foi recebida e encaminhada internamente pela Vereadora Missionária Adriana. Após os trâmites, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Vereadores em duas votações. Assim, em 2024, a expectativa é que as ações do Feirão do Imposto tenham uma repercussão e um alcance ainda mais significativo, já que o tema agora também passará a ser uma obrigação do município.
Para Cleyson Assis, presidente da ACIPG Jovem, a criação de um Dia Sem Imposto em Ponta Grossa é uma importante conquista para a entidade por conta das atuações nos últimos anos com o Feirão do Imposto. “Trata-se da coroação de um projeto que abraçamos junto com a FACIAP Jovem e CONAJE, são os frutos de muito trabalho de conscientização e capacitação, levar essa bandeira e sermos reconhecidos pelos poderes legislativo e executivo sem dúvidas demonstra que estamos na rota certa e que voltaremos mais motivados no próximo ano”, afirma.
Já Jefferson Wegermann de Mattos, coordenador do Feirão do Imposto 2023 e vice-presidente da ACIPG Jovem, ressalta o papel da entidade e do Feirão em promover discussões a respeito da reforma tributária, esperando que com a criação de uma data fomente ainda mais os debates. “O Conselho Jovem da ACIPG (ACIPG Jovem) vem há alguns anos realizando as ações de conscientização e é um marco na história do Conselho a aprovação de uma Lei.
A ACIPG Jovem continuará defendendo a conscientização e a realização de uma reforma tributária efetiva e adequada, principalmente no sentido de reduzir-se a carga tributária sobre o consumo. Entretanto, a partir de 2024 toda essa temática fará parte da agenda de compromissos do município e se espera que os frutos dessas ações atinjam um novo patamar.
A ACIPG Jovem, como entidade, ficará à disposição para contribuir com os projetos de conscientização que surgirão da implementação dessa Lei. É uma conquista muito relevante! A nossa expectativa agora é que a Lei seja sancionada pela Prefeita Elizabeth”, finaliza.