Ponta Grossa vai contar com uma nova obra de mobilidade urbana: a construção de um viaduto ferroviário na Avenida Monteiro Lobato, no Jardim Carvalho. O projeto, estimado em aproximadamente R$ 25 milhões, foi apresentado nesta sexta-feira (27) ao Ministério dos Transportes pelo deputado federal Aliel Machado (PV-PR) e pela prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
A proposta tem como objetivo solucionar um dos principais pontos de congestionamento do município. O local, situado nas proximidades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é uma área considerada crítica pelo Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas desde 2020.
“Finalizamos o projeto da trincheira da Monteiro Lobato, um dos gargalos mais graves do trânsito da cidade. Recebemos a garantia da execução da obra por parte do Ministério dos Transportes”, afirmou Aliel.
A obra está prevista para ser executada pela concessionária Rumo, responsável pelo trecho ferroviário e a previsão é que os recursos para a obra sejam incluídos no orçamento do segundo semestre de 2025.
A prefeita também destacou a chegada do novo projeto para a cidade de Ponta Grossa e ressaltou a parceria com o Governo Federal. “Tivemos a oportunidade de apresentar nossas demandas a diversos protagonistas do Ministério dos Transportes e de setores diretamente envolvidos com a questão ferroviária. Obtivemos respostas para cada um dos problemas apresentados. A primeira delas foi esta: a possibilidade de trazer uma solução definitiva para a Avenida Monteiro Lobato”, disse Elizabeth Schmidt.
“Já temos o compromisso do ministério, e o laudo técnico que comprova a gravidade do problema está pronto. A prefeitura finalizou e apresentou o projeto. As coisas não acontecem ‘do dia para a noite’, como a gente gostaria, mas já temos a garantia. Tudo o que nos comprometemos a fazer, nós entregamos. Trazemos resultados concretos para Ponta Grossa”, concluiu o deputado.
Reuniões em Brasília
A prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) e o deputado federal Aliel Machado (PV) se reuniram em Brasília, na manhã desta sexta-feira (27), para apresentar ao Governo Federal quatro propostas de infraestrutura relacionadas ao trajeto ferroviário e ao aeroporto de Ponta Grossa. O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, também integra a comitiva. Veja detalhes aqui.
Comentar