Campos Gerais

Piraí do Sul lidera ranking de saúde primária na região; PG aparece em último

Pirai do sul Boca no Trombone
Ranking divulgado é referente ao 1° quadrimestre de 2025 da 3ª Regional de Saúde. Nos três primeiros lugares além de Piraí, está Arapoti e Sengés

De acordo com o relatório do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, foi divulgado que durante o 1° quadrimestre deste ano, a cidade de Piraí do Sul lidera o ranking da Atenção Primária à Saúde entre os municípios dos Campos Gerais da 3ª Regional de Saúde, qual a pesquisa aponta 12 municípios. No cenário estadual, Piraí ocupa o 16º lugar entre os 399 municípios do Paraná.

O município recebeu nota 10 na avaliação realizada. O órgão analisa o desempenho das cidades em serviços como consultas pré-natal, cobertura vacinal, acompanhamento de pacientes com doenças crônicas e cadastro atualizado da população. O objetivo do programa é melhorar a qualidade da atenção básica e o acesso da população à saúde.

Para o prefeito Henrique Carneiro, esse é mais um passo importante na construção de uma saúde pública mais eficiente e humanizada. “Esse resultado mostra a força do nosso trabalho em equipe e o compromisso com a saúde da nossa população. Reconhecemos o empenho de cada profissional envolvido e seguimos avançando, sempre buscando melhorias para oferecer um atendimento cada vez mais digno e de qualidade para todos”.

O Previne Brasil possui 7 indicadores para a divulgação da nota: I1: Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; I2: Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; I3: Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; I4: Cobertura de exame citopatológico; I5: Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo B e Poliomielite Inativada; I6: Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e I7: Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Demais municípios

De acordo com a pesquisa, o município de Ponta Grossa foi classificado com a nota mais baixa em 7.94, ficando na 12ª posição.

Das 12 cidades, nove tiveram nota acima de 9,0 e três abaixo. Veja a classificação de todos os municípios da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa:

1- Piraí do Sul: 10

2- Arapoti: 9,90

3- Sengés: 9,88

4- Ipiranga: 9,66

5- Jaguariaíva: 9,61

6- Carambeí: 9,45

7- Porto Amazonas: 9,32

8- Castro: 9,20

9- Ivaí: 9,11

10- São João do Triunfo: 8,96

11- Palmeira: 8,41

12- Ponta Grossa: 7,94

Pesquisa

Já na área da 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba, com sete municípios, Curiúva aparece em primeiro com nota 8.73 e Ortigueira em último com nota 6.85. Veja classificação:

1- Curiúva: 8,73

2- Imbaú: 8,70

3- Telêmaco: 8,68

4- Reserva: 8,67

5- Ventania: 7,98

6- Tibagi: 7,86

7- Ortigueira: 6,85

Pesquisa 2

Leia também: Paraná já aplicou mais de 3 milhões de vacinas contra a gripe

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa