A Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul promoveu nesta quarta (12), o II Encontro de Educação e Políticas Raciais para Igualdade Social de Piraí do Sul para apresentação do Projeto Horta Orgânica Escolar, com sementes crioulas, coordenado pela professora Ângela Hundzinski e vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Maria Flora Scaramella de Luca – Projeto Mandala.
O Projeto tem como objetivo principal “Promover uma cultura inclusiva na promoção da igualdade social e divulgar o resgate da cultura dos povos tradicionais”.
A Secretária de Educação ressalta que o ponto de partida é:
O encontro teve a presença dos renomados palestrantes: André Emílio Jantara: Técnico Agropecuário, Assessor Técnico da AS-PTA agricultura familiar e agroecologia – associação sem fins lucrativos, que atua para o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.
Renato Kovalski Ribeiro, biólogo, assessor técnico AS-PTA e de conservação da Biodiversidade defende a importância de se resgatar novos sucessores para se tornarem guardiões das sementes crioulas. Ana Andréia Jantara, Guardiã Urbana de Sementes Crioulas, explicou todo o processo que envolve as sementes.
O prefeito Henrique Carneiro e demais autoridades locais, também marcaram presença no evento entre eles: o Secretário da Agricultura Luciano Solek, Secretária da Cultura Maria de Lourdes dos Santos, Representante do Núcleo Regional Cínara de Souza, Secretária de Educação Daniela de Mattos Ribas e equipe, diretores escolares municipais e estaduais, pedagogos, professores e funcionários públicos.
Leia também: Ratinho Júnior e governadores se reúnem com Lula para firmar pacto nacional de segurança nas escolas