A Polícia Militar comunicou que estará em vigência, neste fim de semana, a Operação Reforço: “Cidade Segura”. Nesta ação, em conjunto e apoio das equipes táticas das áreas do 4º CRPM e, com viaturas especialmente empenhadas, realizarão patrulhamento intensivo em todos os bairros de Ponta Grossa, com foco na prevenção criminal e na segurança eleitoral.
As equipes policiais estão atuando para coibir práticas ilícitas eleitorais, incluindo compra de votos, transporte irregular de eleitores, distribuição não autorizada de itens como cestas básicas e qualquer forma de doação irregular que possa caracterizar crime eleitoral.
Além disso, pessoas encontradas com grandes quantias sem comprovação de origem serão conduzidas para verificação, garantindo a lisura do processo eleitoral. Deste modo, a PM ressalta os crimes prevenidos pela operação, os quais incluem:
- Corrupção eleitoral: compra de votos, doações irregulares de bens ou serviços, e ações que tentem influenciar o voto do eleitor por meios ilícitos;
- Coação e outras formas de intimidação de eleitores;
- Transportes irregulares de eleitores que não estejam consoantes à legislação eleitoral;
- Lavagem de dinheiro: identificação e apreensão de valores sem comprovação de origem para evitar interferência financeira no processo eleitoral.
A Operação Reforço: “Cidade Segura” reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança e a justiça durante o período eleitoral, buscando garantir a todos os cidadãos o direito de votar com segurança e transparência.
Com informações da PM
Leia também: Paraná vai repassar R$10 mi por ano para apoio a comunidades terapêuticas contra as drogas