SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

PG 202 anos: Ponta Grossa investe R$ 15 milhões e reduz filas na saúde

Ponta Grossa fortalece a saúde em 2025 com mais médicos, investimentos para redução de filas, nova UPA e expansão de estruturas de saúde.

PG 202 anos: Ponta Grossa investe R$ 15 milhões e reduz filas na saúde
Publicidade

O fortalecimento da rede de saúde foi uma das prioridades de Ponta Grossa em 2025. Além da chegada de novas estruturas, o município trabalha de forma paralela para ampliar o atendimento ao ponta-grossense. Foram aplicados investimentos para reduzir a fila de espera, qualificar profissionais da saúde e “virar a chave” da saúde de Ponta Grossa. 

Segundo dados repassados pela Fundação Municipal de Saúde, entre janeiro e junho, foram investidos R$ 15 milhões na área. O montante é uma união de recursos do governo federal, estadual e municipal, incluindo verbas de livre aplicação.

O investimento permitiu a realização de quase 100 mil consultas agendadas, o que resultou em redução média de 60% nas filas de especialidades médicas, como cardiologia e ortopedia. A área de psiquiatria apresentou o melhor resultado, com queda de 80% no tempo de espera, enquanto a oftalmologia conseguiu atender parte da demanda acumulada de 8 mil pessoas.

Ainda segundo a Fundação Municipal de Saúde, o prazo médio entre solicitação, agendamento e consulta caiu para cerca de 30 dias. Em algumas especialidades, como hematologia e tomografia, o atendimento chega a ser realizado na mesma semana do pedido médico.

Para ampliar a capacidade de atendimento, a cidade contratou 60 médicos e quase 300 novos profissionais de saúde. Outros sete médicos foram encaminhados pelo programa federal Mais Médicos.

Em entrevista especial concedida ao Portal BnT Online, a presidente da FMS Liliam Brandalise destacou o planejamento feito pela entidade para que a prática saísse do papel.

“Aumentar o acesso custa dinheiro. Consultas e exames não são gratuitos para o sistema, então é preciso planejamento e investimento real para garantir esse serviço à população”, destacou Lilian.

saude-parana-990×660
Foto: Agência Estadual de Notícias

Revitalizações e novas estruturas 

Além os investimentos em atendimentos, Ponta Grossa passa pela renovação da estrutura da saúde. Os investimentos também contemplam novas unidades e ampliações. Entre os destaques está a UPA Uvaranas, inaugurada em junto de 2025, com investimento de R$ 18 milhões. 

“Foi de fundamental importância, porque ela dilui a concentração de pessoas na UPA Santana, que tinha o espaço físico já extrapolado. Então, a UPA Uvaranas inaugurada, diluiu a população de Uvaranas, Cara-Cará que hoje fazem parte daquele território que a UPA Uvaranas atende”, explica Liliam.

Cabe lembrar que há alguns meses, a presidente anunciou, em primeira mão, a construção da UPA Oficinas, que deve ser construída em uma região atualmente conhecida como Parque de Obras. A nova estrutura vai ser construída no modelo Steel Frame, o mesmo da UPA Uvaranas. 

Mais notícias: Gás de cozinha fica até R$ 10 mais caro a partir desta sexta (12)

O Município também entregou o Superposto do Borato, na região do bairro Chapada, com recursos de R$ 3,3 milhões. A estrutura é a segunda do tipo, junto com o Superposto Panamá. E já tem dois outros em construção: um na Vila Cipa e outro no Jardim Royal. 

A administração municipal realiza um trabalho de modernização e revitalização das unidades de saúde que inclui mais de 50 unidades de saúde.

Para o futuro, Elizabeth Schmidt (União) e Aliel Machado (PV) anunciaram a chegada da Policlínica de R$ 30 milhões, que vai ser construída na região da Vila Raquel, no bairro Contorno. Ponta Grossa, inclusive, é a única cidade paranaense a ser contemplada nesta etapa do ‘PAC Seleções’, do Governo Federal. A estrutura vai ter mais de 3 mil metros quadrados. Veja a estrutura do projeto.

  • 2 Salas de Cirurgia
  • 8 leitos para preparo/recuperação cirúrgica
  • 1 Sala de Raio-X
  • 1 Sala de Tomografia
  • 1 Sala de Ressonância Magnética
  • 1 Sala de Mamografia
  • 4 Salas de ultrassom
  • 1 Consultório de acolhimento a vítimas de violência
  • 1 Setor de reabilitação física (100m²), fonoaudiologia, terapia ocupacional
  • 40 consultórios

Hospitais

Na área hospitalar, a Santa Casa recebeu R$ 9,7 milhões em investimentos para a construção do Ambulatório Médico de Oncologia, com recursos do Estado e do Município. A entidade também passa por uma reforma de R$ 15,8 milhões na maternidade e construção de um Bunker para o Hospital do Câncer (R$ 12 milhões), com recursos da Itaipu Binacional e contrapartida da Santa Casa, além do apoio do Governo Federal.

Juarez Carvalho, provedor da Santa Casa, destaca que os investimentos são um marco para o hospital. “A construção do nosso Centro de Radioterapia é um marco histórico para a saúde dos Campos Gerais. Permitirá que os pacientes oncológicos realizem o tratamento com mais conforto, dignidade, qualidade e tecnologia”, afirmou.

Outros projetos incluem a Clínica do Autista (CER-4), com R$ 7,8 milhões em obras, e a construção das novas torres do HU-UEPG, investimento de R$ 108 milhões que vai ampliar a capacidade de atendimento hospitalar na cidade.

“Isso demonstra que estamos trabalhando em consonância não apenas com nossos princípios, mas com a nossa função social que é a de ampliar a assistência para a nossa população”, destaca o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto. 

Na última reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), em Ivaí, o deputado federal Aliel Machado (PV) destacou o início das obras da nova torre do Hospital: dia 22 de setembro.

“O HU não é apenas para Ponta Grossa, é para todos os municípios da nossa região. Serão mais de 260 leitos, quatro centros cirúrgicos e 63 leitos de UTI, fruto de uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Estamos conduzindo esse projeto para suprir a falta de leitos de alta complexidade e garantir atendimento digno a toda a população dos Campos Gerais”, destacou o parlamentar.

05-2048×1365-1-1232×821-1
Foto: UEPG

Em entrevista especial para o Portal BnT Online, a prefeita Elizabeth Schmidt (União) destaca o trabalho em conjunto das estruturas públicas e privadas da saúde para virar a chave no Município. 

“Nós precisamos virar a chave da saúde de Ponta Grossa. E não é só a Prefeitura, são todas as pessoas que trabalham na área de saúde do município. A iniciativa privada tem a sua parte, os hospitais particulares, os hospitais estaduais e as nossas estruturas de saúde municipais: as unidades básicas, as UPAs, os superpostos e a policlínica que será construída. Estamos caminhando juntos para que essa virada de chave aconteça. E ela vai acontecer.”

Formação 

Saúde não é só estrutura. O Município também investe em formação profissional para aperfeiçoar o atendimento ao cidadão ponta-grossense. Quando questionada a respeito do futuro, a presidente Lilian diz que o objetivo é garantir atendimento resolutivo e próximo da realidade de cada território:

“Não é a população que precisa se adaptar à nossa forma de trabalho e sim a gente que precisa entender o território onde estamos para que a gente possa se adaptar às necessidades da nossa população. Por isso estamos investindo bastante em formação, para que os profissionais atendam mais pessoas, de forma resolutiva e melhor”, disse.

Cobertura Especial 

Nesta semana, o Portal BnT Online está realizando uma série especial de reportagens em celebração aos 202 anos de Ponta Grossa, comemorados no próximo dia 15 de setembro. As matérias foram produzidas pelo jornalista Vinicius Sampaio, com base em dados recentes e entrevistas com autoridades municipais, destacando o desenvolvimento e as transformações vividas pela cidade.

Ao longo da semana, os conteúdos servirão como uma prévia da cobertura especial ao vivo, diretamente da Avenida Vicente Machado, que o Portal BnT Online está preparando para o aniversário da cidade.

Essa série especial e a cobertura dos 202 anos de Ponta Grossa contam com o apoio de empresas e instituições parceiras, que acreditam na força da comunicação regional e contribuem para o fortalecimento do jornalismo local.

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →