A iniciativa tem como objetivo atualizar as informações sobre os condomínios existentes na cidade, permitindo um planejamento mais eficiente das rotas de coleta e a ampliação gradual do atendimento. Atualmente, cerca de 50 condomínios já preencheram o formulário disponibilizado pela Secretaria.
Com os dados cadastrados, a equipe técnica consegue identificar a localização, o perfil e as necessidades de cada empreendimento, organizando a implantação do serviço conforme a realidade de cada local.
Coleta em expansão
A ação faz parte da estratégia de modernização da gestão de resíduos em Ponta Grossa. Entre os condomínios já cadastrados, 22 começaram a receber nas últimas semanas a coleta específica de resíduos orgânicos. Os demais seguem em fase de análise para futura implantação.
O avanço coloca o município em um novo modelo de separação dos resíduos, dividido em três categorias: recicláveis, rejeitos e orgânicos. Atualmente, a maioria das cidades brasileiras ainda trabalha apenas com a divisão entre materiais recicláveis e rejeitos.
Os resíduos orgânicos recolhidos recebem a destinação ambiental adequada, diminuindo a quantidade de material encaminhado ao aterro sanitário e contribuindo para práticas mais sustentáveis.
Como realizar o cadastro
Além de auxiliar no planejamento das rotas, o cadastramento também fortalece o diálogo entre a Secretaria de Meio Ambiente, síndicos, administradoras e responsáveis pelos condomínios, permitindo adequações conforme a demanda de cada espaço.
O cadastro deve ser feito pelo responsável legal do condomínio, inclusive nos locais que já recebem algum tipo de serviço relacionado à coleta seletiva.
O formulário está disponível no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:
https://smma.pontagrossa.pr.gov.br/cadastro-condominio
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp do Departamento de Saneamento Ambiental: (42) 92001-3550. (Com assessoria)
Leia também Com foco no Distrito Industrial, curso gratuito capacita novos operadores de empilhadeira em PG