Ponta Grossa

Ponta Grossa aumenta em mais de 60% o atendimento para crianças em CMEIs

Assessoria PMPG
O planejamento do Município para este objetivo contempla a viabilização de 15 novos CMEIs, já entregues, em construção, ampliação e licitação para atendimento total das crianças

Ponta Grossa está próxima de atingir um feito inédito: chegar aos 100% de atendimento na Creche, em tempo integral. A quantidade de crianças de 0 a 3 anos atendidas saltou de 3138 em 2021 para 5078 em maio deste ano (2024), um aumento de 62%. Os números contemplam novas obras entregues neste ano e que abrem para atividades neste mês.

O planejamento do Município para este objetivo contempla a viabilização de 15 novos CMEIs, já entregues, em construção, ampliação e licitação para atendimento total das crianças que precisam de uma creche na cidade, a partir da demanda registrada no sistema de pré-matrículas da Prefeitura. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação também reorganizou as vagas e aumentou muito a eficiência da rede municipal.

“Os números demonstram que já criamos vagas suficientes para suprir a demanda que tínhamos há três anos. Porém, devido à qualidade de nossos CMEIs e do atendimento das nossas professoras e demais profissionais, a procura continua crescendo. Já são quase duas mil vagas a mais e, com as novas construções, teremos ainda mais condições de receber todas as famílias que precisam da creche”, garante a prefeita.

Leia também: Rapaz pede ajuda para cirurgia após grave acidente de carro

Junto com o grupo da Pré-escola, que é um período de ensino obrigatório e já tem toda a demanda atendida, a creche forma o período da Educação Infantil, essencial para a formação das crianças. Atualmente, cerca de 13 mil crianças estudam na Educação Infantil em Ponta Grossa.

“A cidade é dinâmica e estamos sempre atentos ao crescimento das regiões. Cada vez mais estamos adequando nossa rede para contemplar ao máximo esta demanda, permitindo que as crianças tenham acesso à educação e que as famílias possam desenvolver suas atividades, ajudando nossa cidade a crescer”, observa a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

15 novas unidades

De 2021 a 2023 a Prefeitura já colocou em funcionamento três CMEIs, após concluir as obras, equipar e contratar novos profissionais, na Vila Romana, Jardim Athenas e Recanto Brasil. Criou outros dois, no Jardim Carvalho e no Santa Luzia. Reorganizou as vagas em Escolas e CMEIs, planejou e começou novas construções. Em 2024, a Prefeitura ampliou o CMEI José Santana, no Sabará, e já colocou em funcionamento o CMEI Professora Vanessa Kubaski Maciel, no Campos Elíseos, o CMEI Samuel Machado Bark, na Hilgemberg e, nos próximos dias, abrirá o CMEI Professora Rosicler Guzzoni, no Jardim Conceição.

Estão em construção ainda CMEIs nas vilas Isabel, Santa Luiza, Nossa Senhora das Graças, Rio Verde, Jardim Royal e Recanto Brasil (ampliação) – cada um com capacidades entre 100 e 200 crianças estudando em tempo integral – do berçário até os cinco anos de idade e uma nova unidade está em fase de projeto, no Cará-Cará.

Aumento de vagas: 3.947

Crianças atendidas a mais:

 Matrículas na Educação Infantil:

2021: 9146 matrículas

2024: 13093 matrículas (+ 43%)

 Matrículas na creche:

2021: 3138 matrículas

2024: 5078 matrículas (+ 62%)

Assessoria PMPG
Assessoria PMPG
Assessoria PMPG

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone