Ponta Grossa

Ponta Grossa comparece hoje (25) na Conferência Estadual de Migrações

Assessoria PMPG
Cinco migrantes que vivem em Ponta Grossa representam as quase 1.300 pessoas nesta condição na cidade

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG), participa em Curitiba, nesta quinta-feira (25), da Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia, compondo na organização do evento, em apoio à Secretaria de Justiça do Estado. Cinco migrantes que vivem em Ponta Grossa representam as quase 1.300 pessoas nesta condição na cidade.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, comenta que é grande a participação dos municípios, especialmente dos migrantes. “Ponta Grossa veio com uma delegação diversa de nacionalidades, fazendo um intercâmbio inclusive com outros países que estão aqui representados”, disse Tatyana, que ressaltou a participação ativa governamental não apenas do Governo do Estado, mas também do Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

“Percebemos ainda um grande protagonismo e a participação massiva dos migrantes na Conferência Estadual, na busca do acesso à democratização das ações governamentais, apontando as suas dificuldades, como também as maneiras que migrantes podem contribuir para políticas públicas mais justas, igualitárias e equitativas para todos os brasileiros e os migrantes também”, disse Tatyana.

Debate

O debate está sendo realizado a partir de seis eixos: Igualdade de Tratamento e Acesso a Serviços Públicos; Inserção Socioeconômica e Promoção do Trabalho Decente; Interculturalidade e Diversidades; Governança e Participação Social; Regularização Migratória e Documental; e Enfrentamento a Violações de Direitos.

“O Paraná é formado historicamente pelos migrantes, vindos da Europa, da África e da Ásia, e hoje se destaca como Estado acolhedor, onde migrantes venezuelanos, haitianos, sírios, ucranianos, entre outros, podem recomeçar suas vidas e reescreverem suas histórias”, destacou o secretário da Justiça e Cidadania, Santin Roveda.

Ao final do evento serão eleitos 30 delegados para a etapa nacional, que está prevista para a primeira quinzena de novembro, em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado, sendo titulares os oito primeiros mais votados e os demais suplentes.

De acordo com a Polícia Federal, o Paraná recepcionou cerca de 110 mil migrantes nos últimos dez anos, de 2014 a 2023, um destaque no cenário brasileiro. Em Ponta Grossa, atualmente, vivem aproximadamente 1.300 migrantes, com base nos cadastros de 2022 e 2023 da instituição Caritas.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR