DOMINGO · 28 JUN 2026Ponta Grossa 15°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

Ponta Grossa cria política de prevenção ao uso excessivo de telas entre jovens

Ponta Grossa sanciona lei para prevenir o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes nas escolas e famílias.

Ponta Grossa cria política de prevenção ao uso excessivo de telas entre jovens
Reprodução
Publicidade

O debate sobre o uso excessivo de telas em Ponta Grossa ganhou um novo capítulo nesta semana após a Prefeitura sancionar a Lei nº 15.889/2026, que cria a Política Municipal de Prevenção ao Uso Excessivo de Telas para Crianças e Adolescentes. A proposta prevê ações educativas, campanhas de conscientização e medidas voltadas à saúde mental de jovens no município.

A nova legislação foi sancionada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa na última segunda-feira (25) e tem como foco principal prevenir problemas relacionados ao vício digital, incluindo jogos eletrônicos e plataformas de apostas online entre menores de 18 anos. O projeto é de autoria do vereador Julio Kuller e foi aprovado pela Câmara Municipal no início deste mês.

De acordo com o texto da lei, a Política Municipal estabelece diretrizes para conscientização sobre o uso excessivo de telas, prevenção ao acesso precoce a plataformas de apostas e incentivo à participação de crianças e adolescentes em atividades presenciais, educativas, esportivas e culturais.

AÇÕES NAS ESCOLAS

A legislação também define medidas que deverão ser adotadas pelas instituições de ensino públicas e privadas de Ponta Grossa. Entre as obrigações previstas estão a inclusão de atividades de conscientização sobre o uso saudável da tecnologia no currículo escolar e a realização de palestras semestrais voltadas a pais e alunos.

As escolas ainda deverão informar responsáveis sobre sinais de vício digital e, quando necessário, encaminhar estudantes para acompanhamento psicológico e órgãos de apoio especializados.

Outro ponto previsto pela lei é a articulação entre setores da saúde, educação, assistência social e Conselho Tutelar para fortalecer ações preventivas e educativas no município.

SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO

A lei cria ainda a Semana Municipal de Prevenção ao Uso Excessivo de Telas, que será realizada anualmente na primeira semana de abril. Durante o período, poderão ser promovidas oficinas, palestras e atividades lúdicas sem o uso de tecnologia.

O texto prevê que o descumprimento das normas estabelecidas poderá gerar sanções administrativas às instituições de ensino.

Na justificativa do projeto, o vereador Julio Kuller destacou os impactos do uso descontrolado de telas e das apostas online entre jovens. Segundo ele, um estudo chamado “Impacto das Bets 2”, realizado em abril de 2025, apontou que 34% dos jovens entrevistados adiaram a graduação devido ao envolvimento com apostas online.

O autor reforçou ainda que a proposta não busca proibir o uso da tecnologia, mas incentivar o uso consciente por meio de ações educativas e preventivas.

Leia também:  Curso gratuito de edição de vídeos abre vagas em Ponta Grossa; confira

Tags
Fabiano Blageski
Autoria
Fabiano Blageski
Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →