Ponta Grossa

Ponta Grossa inicia vacinação contra o sarampo para crianças de 6 a 11 meses

WhatsApp Image 2025-06-12 at 170853 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-12 at 170853
José Cruz/Agência Brasil Versão em áudio
Vacinas são destinadas a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias; doses estarão disponíveis em todas as Unidades com Sala de Vacina.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), inicia na próxima segunda-feira (16) uma nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. A ação é voltada exclusivamente a crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias e segue recomendação do Ministério da Saúde, diante do surgimento recente de casos da doença no país.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Imunização da FMS, Stela Godoy, a campanha tem caráter preventivo e visa proteger o grupo etário mais suscetível à infecção. “A vacinação é a forma mais eficaz de evitar que o sarampo volte a circular no município. A dose aplicada agora, conhecida como ‘Dose Zero’, não substitui as demais do calendário vacinal, mas oferece uma proteção adicional contra a doença”, explica.

Leia mais: Paraná registra alta de 26,2% em visitantes estrangeiros

A imunização será realizada em 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Sala de Vacina, no Centro Vacina PG e também por meio das ações itinerantes do Ônibus da Vacina. A aplicação das doses será feita conforme a faixa etária: crianças de 6 a 8 meses receberão a Dupla Viral (sarampo e rubéola) e as de 9 meses a 11 meses e 29 dias receberão a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).

A presidente da FMS, Liliam Brandalise, reforça a importância da mobilização dos responsáveis. “Essa é uma ação de proteção coletiva. A meta é imunizar o maior número possível de crianças dessa faixa etária, para evitar que a doença volte a circular em nossa cidade. Contamos com a participação ativa da população”, destaca.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a carteira de vacinação da criança e um documento com foto. A aplicação é gratuita.

Nota técnica

A aplicação da chamada Dose Zero foi recomendada pelo Ministério da Saúde em áreas classificadas como de risco para a reintrodução do sarampo, incluindo locais com alto fluxo populacional ou turísticos. Apesar de o Brasil ter sido certificado como área livre do vírus, o risco de reintrodução permanece em razão do aumento de casos em países vizinhos. No Paraná, 63 municípios receberam as doses, entre eles Ponta Grossa.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Vereador Júlio Kuller destaca nova fase da Câmara 📢 FIDELIDADE AO SENADOR Prefeita Elizabeth confirma apoio a Sérgio Moro ao governo do PR 📢 EDIÇÃO HISTÓRICA Prefeita Elizabeth participa da histórica edição 100 do BnT News e exalta protagonismo de PG. 📢 MAIS SAÚDE EM PG Prefeita Elizabeth anuncia nova UPA em Ponta Grossa com modelo moderno de construção. 📢🚨 POLÍCIA CIVIL! Delegado Derick relembra origem familiar na polícia, fala sobre carreira na Polícia Civil e comenta título nacional recebido por produção acadêmica. 📢 VEJA O QUE MUDA Tarifa Social amplia benefícios para famílias de baixa renda, com descontos e isenções na conta de luz. 📢 SEGURANÇA DIGITAL Fácil LGPD transforma burocracia em solução rápida para proteger dados nas empresas.