O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ponta Grossa (Sintropas-PG) anunciou nesta sexta-feira (15) que pode iniciar uma paralisação do transporte coletivo a partir da próxima segunda-feira (18). A medida, segundo a entidade, é uma resposta à falta de solução para os problemas relacionados aos horários das linhas, considerados impossíveis de serem cumpridos pelos trabalhadores.
De acordo com o presidente do Sintropas, Luiz Carlos de Oliveira, conhecido como Luizão, há mais de 90 dias o sindicato aguarda uma posição da Prefeitura de Ponta Grossa sobre a revisão da tabela de horários. “Em muitas linhas e horários, é impossível cumprir o tempo determinado, seja de manhã, de tarde ou à noite. Isso coloca em risco a vida dos usuários e dos trabalhadores do transporte coletivo”, afirmou.
Mais notícias: Confira os 13 pontos que o Feira Verde estará na segunda (18)
O representante destacou ainda que a pressão para cumprir horários provoca estresse entre os motoristas, prejudicando até necessidades básicas. “Muitas vezes o motorista não consegue nem ir ao banheiro. É ultrajante a situação que os trabalhadores estão passando por causa do horário reduzido das viagens”, declarou.
Segundo Luizão, a paralisação poderá ocorrer a qualquer momento a partir de segunda-feira, até que a prefeitura realize as alterações necessárias. Ele reforçou que a situação impacta diretamente a segurança de todos. “É perigoso para os motoristas, para os usuários, para as famílias que utilizam o transporte público, para quem vai ao trabalho ou para os filhos que estão indo para o colégio. Ninguém merece entrar em um ônibus com um motorista estressado, correndo atrás do relógio, o que pode causar acidentes.”
O Portal BnT procurou a Prefeitura de Ponta Grossa para se pronunciar sobre a possível paralização e as negociações em relação às exigências do sindicato. Confira a nota enviada à reportagem abaixo:
“A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa esclarece que, diariamente, o Departamento de Transportes verifica o cumprimento das escalas, com um dos principais objetivos sendo a identificação de atrasos contínuos em linhas. Tais ocorrências sinalizam a necessidade de alterações nos horários, uma demanda que também pode ser apontada por profissionais da concessionária.
É crucial entender que qualquer alteração de horários é resultado de um estudo aprofundado. Não se trata simplesmente de “aumentar” o tempo entre as viagens, pois a mudança em uma única linha pode impactar diretamente outras do sistema. Além disso, sempre que há um aumento no trajeto das linhas, é evidente que também há um ajuste no prazo para o cumprimento da escala. O Departamento também monitora se os motoristas estão trafegando em velocidade acima da média praticada no transporte coletivo, o que é um sinal claro da necessidade de uma alteração na escala.
Também é fundamental levar em conta as alterações modais que ocorrem no Município. Como exemplo prático, hoje, uma das linhas com maior dificuldade de cumprimento de escala está sendo redesenhada, para posterior implantação, em virtude da recente liberação da ligação entre a Vila Cipa e o Campo Bello. Essa readequação não apenas proporcionará uma melhor qualidade no atendimento aos usuários, mas também terá um impacto direto no cumprimento das escalas e na fluidez do trânsito na região.
A Prefeitura reafirma seu compromisso em trabalhar constantemente para otimizar o sistema e garantir que o serviço de transporte público atenda às necessidades da população com eficiência e segurança.”
O Sintropas
O Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos em Veículos Rodoviários de Passageiros Urbanos, Municipais, Metropolitanos, Intermunicipais, Interestaduais, Internacionais e de Fretamento de Ponta Grossa e Região (Sintropas-PG) atua na defesa dos direitos da categoria desde a sua fundação. A entidade reúne motoristas, cobradores e demais trabalhadores do setor, promovendo ações voltadas à organização da categoria e à garantia de direitos trabalhistas.
Além de Ponta Grossa, o Sintropas-PG inclui os municípios de Carambeí, Castro, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Rebouças, São João do Triunfo, Sengés e Teixeira Soares.




Add Comment