Ponta Grossa registrou em dezembro, um dos maiores acumulados de chuva do Paraná, superando largamente a média histórica de chuvas da cidade. O apontamento foi feito pelo boletim agrometeorológico do IDR-Paraná, divulgado nesta quarta-feira (11).
Segundo o boletim, Ponta Grossa teve precipitação de 258,8mm, enquanto sua média normal para o mês é de 148mm. O fato é ainda mais marcante por conta do próprio Paraná ter ficado abaixo da sua média histórica no último mês, onde choveu cerca de 150,5 mm sendo que a média climatológica normal é de 174,9 mm.
Jaguariaíva também registrou chuvas muito acima da média em dezembro, com diferença de 97 mm em relação ao histórico, juntamente com outras cidades da região como Cerro Azul.
Apesar da chuvarada, a agricultura não foi prejudicada na região. Segundo o boletim, as lavouras de soja e milho está tendo bom desenvolvimento em Ponta Grossa e na maior parte do Paraná, exceto nas regiões Oeste e Sudoeste, onde houve calor intenso e pouca chuva, o que prejudicou as safras.
A previsão para janeiro em PG ainda é de índices acima da média, já que a previsão é de mais chuvas ao longo do mês, que tem causado estragos em ruas e praças da cidade.