#VCcomaBNT

População aguarda solução em caso de maus-tratos a animais em bairro de Ponta Grossa

 Boca no Trombone Design sem nome
Crédito: Arquivo pessoal
Moradores denunciam abandono e maus-tratos a cães em Ponta Grossa, enquanto proprietários da residência não resolvem a situação

Moradores da Vila Madureira localizada no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, acompanham com indignação a um caso de abandono e maus-tratos envolvendo cachorros em uma residência que está inabitada. Os moradores da região entraram em contato com a equipe de jornalismo do Portal Boca no Trombone (BnT) para fazer a denúncia anônima. Conforme os relatos, os animais estão em condições críticas, sem comida e água. “Eles não têm um pingo de água para tomar, eles não têm nada. Estão no meio da sujeira, no meio do mato. A situação é grave, os filhotes estavam comendo uma bacia de plástico. Já a cadela, acho que está com tanta fome que estava comendo ferro”, contou uma testemunha que observou a situação.

ENTENDA A SITUAÇÃO- Os moradores citam que a residência era habitada por uma família até cerca de oito ou nove meses atrás. Contudo, os moradores se mudaram e deixaram para trás uma cadela. Posteriormente, a família ainda teria levado outro cachorro macho ao local, resultando no nascimento de vários filhotes. Segundo os vizinhos, a família vai até a casa esporadicamente, em média uma vez por semana, sem prover os cuidados básicos aos animais. “A cadela está só couro e osso, sem uma ração ou água”, desabafou.

 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-11-26 at 10.07.40 (1)
Crédito Arquivo pessoal

 

Preocupados com a situação, os moradores alimentam os animais conforme o possível, além disso, acionaram a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Guarda Civil Municipal (GCM). Conforme os moradores, através do telefone 156, a Prefeitura informou que não poderia intervir diretamente, alegando que os animais estão dentro de uma propriedade e não nas ruas. Já a Guarda Municipal notificou os proprietários por maus tratos, deixando o aviso na caixa de correio.

SOLUÇÃO- A população espera uma solução urgente para o caso, sendo assim, a equipe de jornalismo do Portal BnT entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa a fim de compreender se há possibilidade do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) do município intervir rapidamente nessa situação de extrema urgência, contudo, até o momento não obtivemos resposta. Quando obtivermos retorno, atualizaremos a situação.

CRAR- O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR) de Ponta Grossa, atua e cuida de animais que estão em risco nas ruas da cidade. O serviço também pode ser acionado em casos onde os animais atacam pessoas ou outros animais. O órgão segue critérios estabelecidos pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

No Centro também é ofertado abrigo temporário para os animais que são recolhidos das ruas e cuidados necessários de recuperação. A instituição também realiza a castração dos animais para que sejam reintroduzidos na sociedade. Em casos de dúvidas e emergências, é possível contatatar o número (42) 3220-1000 ext. 4072.

Leia também: Cadela resgatada desaparece e mobiliza tutores em PG.

Camila Souza

Camila Souza

Ponta-grossense, jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalhou em jornal impresso e atua como repórter no Portal BnT.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)