Coluna

Por que é importante deixar o comprador falar?, por Rafael Razouk

O empresário e colunista do Portal Boca no Trombone, Rafael Razouk, explica a importância da opinião do comprador

O primeiro motivo é que qualquer pessoa gosta de ouvir a própria voz. É uma maneira de acalmar o comprador e prepará-lo para uma boa negociação.

Nesta fase inicial de perguntas de situação, buscamos entender do comprador como está o negócio dele, o que ele anda fazendo, como funcionam os processos dentro da empresa que ele atua.

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É o momento em que ele vai revelar informações valiosas sobre o estado atual da empresa, e de como ele está na empresa.

Também, nessa hora começamos a construir uma relação de confiança, pois o comprador sente-se valorizado e respeitado.

Leia também: O que é o método Spin?, por Rafael Razouk

É o começo de uma possível relação sólida e duradoura.

Veja aqui alguns exemplos de perguntas de SITUAÇÃO:

1. Perguntas sobre a Empresa/Cliente:

  • “Você pode me falar um pouco sobre sua empresa?”
  • “Quantos funcionários trabalham aqui?”
  • “Qual é a principal área de atuação da sua empresa?”

2. Perguntas sobre o Cargo/Função:

  • Qual é o seu papel na empresa?”
  • “Há quanto tempo você está nesse cargo?”

3. Perguntas sobre os processos atuais:

  1. “Como vocês atualmente gerenciam [processo específico]?”
  2. “Que sistemas ou ferramentas vocês utilizam para [função específica]?”
  3. “Como é o processo de tomada de decisão para [área relevante]?”

4. Perguntas sobre Produtos/Serviços:

  • “Que produtos ou serviços vocês oferecem atualmente?”
  • “Quais são os principais diferenciais dos seus produtos/serviços?”
  • “Qual é o ciclo de vida típico dos seus produtos?”

5. Perguntas sobre Clientes e Mercado:

  • “Quem são seus principais clientes?”
  • “Qual é o perfil típico do seu cliente?”

6. Perguntas sobre Desafios e Metas:

  • “Quais são suas principais metas para este ano?”
  • “Há alguma mudança significativa que você espera ver nos próximos meses?”

7. Perguntas sobre Histórico e Experiências Passadas:

  • “Você pode me falar sobre como a empresa tem evoluído nos últimos anos?”
  • “Que tipo de mudanças vocês implementaram recentemente?”
  • “Qual foi a experiência com [produto/serviço relevante] que vocês usaram anteriormente?”

Após coletar essas informações você estará muito mais preparado do que quando iniciou a negociação.

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Agora você já tem um diagnóstico sobre o estado atual da empresa e do comprador e poderá seguir para a próxima parte do SPIN, que são as PERGUNTAS de PROBLEMA.

Até o próximo artigo!al de perguntas de situação, buscamos entender do comprador como está o negócio dele, o que ele anda fazendo, como funcionam os processos dentro da empresa que ele atua.

É o momento em que ele vai revelar informações valiosas sobre o estado atual da empresa, e de como ele está na empresa.

Também, nessa hora começamos a construir uma relação de confiança, pois o comprador sente-se valorizado e respeitado.

É o começo de uma possível relação sólida e duradoura.

Veja aqui alguns exemplos de perguntas de SITUAÇÃO:

1. Perguntas sobre a Empresa/Cliente:

  • “Você pode me falar um pouco sobre sua empresa?”
  • “Quantos funcionários trabalham aqui?”
  • “Qual é a principal área de atuação da sua empresa?”

2. Perguntas sobre o Cargo/Função:

  • Qual é o seu papel na empresa?”
  • “Há quanto tempo você está nesse cargo?”

3. Perguntas sobre os processos atuais:

  1. “Como vocês atualmente gerenciam [processo específico]?”
  2. “Que sistemas ou ferramentas vocês utilizam para [função específica]?”
  3. “Como é o processo de tomada de decisão para [área relevante]?”

4. Perguntas sobre Produtos/Serviços:

  • “Que produtos ou serviços vocês oferecem atualmente?”
  • “Quais são os principais diferenciais dos seus produtos/serviços?”
  • “Qual é o ciclo de vida típico dos seus produtos?”

5. Perguntas sobre Clientes e Mercado:

  • “Quem são seus principais clientes?”
  • “Qual é o perfil típico do seu cliente?”

6. Perguntas sobre Desafios e Metas:

  • “Quais são suas principais metas para este ano?”
  • “Há alguma mudança significativa que você espera ver nos próximos meses?”

7. Perguntas sobre Histórico e Experiências Passadas:

  • “Você pode me falar sobre como a empresa tem evoluído nos últimos anos?”
  • “Que tipo de mudanças vocês implementaram recentemente?”
  • “Qual foi a experiência com [produto/serviço relevante] que vocês usaram anteriormente?”

Após coletar essas informações você estará muito mais preparado do que quando iniciou a negociação.

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Agora você já tem um diagnóstico sobre o estado atual da empresa e do comprador e poderá seguir para a próxima parte do SPIN, que são as PERGUNTAS de PROBLEMA.


Rafael Razouk

Rafael Razouk

Casado com a Rafaela, Pai do Francisco.

Empreendedor, sócio fundador da OnePlan Dental Planos Odontológicos, Sócio Fundador da rede de clínicas OneClin, Sócio Fundador da RAZ Consultoria em Negociação.

Especialista em Negociação Baseada em Perguntas

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