Coluna Destaque

Por que a importância da capacitação dos funcionários nas empresas?, por Rafael Mansani e José Leal

A substituição do termo "recursos humanos" por "talentos humanos", enfatiza que as empresas veem as pessoas como instrumentos essenciais

A motivação é o que impulsiona o homem a agir de determinada forma. Esse impulso à ação é provocado por estímulos ou características que podem ser extrínsecas do ambiente ou intrínsecas ao indivíduo.

Os talentos humanos são um termo mais moderno, justo e carinhoso que substitui recursos humanos. As empresas não estão erradas em considerar as pessoas como recursos, porque na realidade, elas são recursos, ou seja, as pessoas são “instrumentos” para as empresas conseguirem atingir seus resultados, objetivos e metas.

A princípio, uma empresa não contrata seus funcionários por caridade, mas sim porque ela precisa das pessoas, de seus esforços, conhecimentos e experiências. Pensando nos talentos dos funcionários é que o setor responsável pelo treinamento dos colaboradores deve dedicar esforços no desenvolvimento para consolidação, cada vez mais significativa, dos conhecimentos dos funcionários no sistema operacional, produção, saúde, segurança e meio ambiente, pois quando fornecem capacitação às pessoas, obtém resultados positivos em todos os segmentos da organização.

Rafael Gustavo Mansani

Engenheiro Civil, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção e Segurança do trabalho.

José Aparecido Leal

Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.

Leia também: Segurança na operação com prensa, por Rafael Mansani e José Leal


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone