Edit Template
Cidades

Poupatempo Paraná amplia acesso a serviços da Educação e facilita a vida de estudantes e famílias

poupátempo Boca no Trombone poupátempo
Foto: Amanda Laynes/AEN
Pais podem solicitar matrículas de estudantes, históricos escolares, diplomas e transferências entre escolas da rede pública estadual, migração da rede particular ou de outras redes de ensino, e até mesmo a matrícula de alunos oriundos de outros Estados
Publicidade

Com a proposta de otimizar o tempo dos cidadãos e integrar serviços essenciais em um só lugar, o Governo do Paraná lançou o Poupatempo Paraná, que já conta com atendimentos voltados à educação pública.

A iniciativa reúne mais de 200 serviços públicos presenciais e digitais, incluindo aqueles oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), como:

  • Solicitação de vaga escolar

  • Transferência entre escolas da rede estadual

  • Migração de redes privadas ou de outros estados

  • Matrícula de novos alunos

Para Keila Ferreira, mãe de dois estudantes da rede pública, o novo modelo representa mais praticidade no dia a dia.  “Agora não preciso faltar ao trabalho para resolver questões escolares. Faço tudo em um só lugar e no meu tempo”, comenta.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa

Localização estratégica e atendimento facilitado

A primeira unidade do Poupatempo Paraná foi implantada no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, com funcionamento das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. A localização oferece fácil acesso por transporte público e entrada exclusiva pela Avenida 7 de Setembro, antes da abertura do shopping.

Serviços escolares integrados à rotina das famílias

Segundo o coordenador de Registros Escolares da Seed-PR, Flavio de Melo Faversani, a novidade complementa os canais digitais já existentes. “Desde 2018 temos serviços pela Área do Aluno e pelo app Escola Paraná. Agora, o Poupatempo agrega ainda mais praticidade ao cidadão”.

Além dos serviços educacionais, os usuários encontram atendimentos de órgãos como a Agência do Trabalhador, Detran, Sejuf, Procon, Cohapar, Copel e Sanepar, além de prefeituras e secretarias estaduais.

Publicidade

Expansão em fases e previsão de 7 milhões de atendimentos por ano

O projeto será implantado em três fases ao longo de um ano, com a previsão de 20 unidades, como Curitiba – Centro; Curitiba – Boa Vista; Curitiba – Pinheirinho; em Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pinhais, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e Paranaguá.

A expectativa do governo estadual é realizar cerca de 27 mil atendimentos por dia, com governança da SGSD, vinculada à Casa Civil.

Para conferir a lista completa de serviços e agendar atendimentos, acesse o site oficial:
www.poupatempo.pr.gov.br

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Publicidade

About the author

Lincoln Vargas

Lincoln Vargas

Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.