Política

Preço dos alimentos: parlamentares criticam medidas tomadas pelo Governo

fpa Boca no Trombone fpa
divulgação - senado
Na nota, a FPA aponta que o principal problema está no desequilíbrio fiscal do país, que gera custos elevados e impulsiona a inflação

No dia 6 de março, o governo federal anunciou uma série de medidas para reduzir o preço dos alimentos, incluindo a isenção do imposto de importação para produtos como café, milho e carne. Entretanto, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticou duramente essas ações em nota divulgada na manhã de sexta-feira, 7 de março.

Composta por 340 parlamentares, sendo 290 deputados, a FPA classifica as medidas do governo como inadequadas e pouco eficazes. De acordo com os representantes do agronegócio no Congresso, a maneira mais eficiente de combater a inflação seria aproveitar a colheita da próxima safra brasileira, juntamente com a revisão das políticas que têm elevado os custos produtivos no país.

Na nota, a FPA aponta que o principal problema está no desequilíbrio fiscal do país, que gera custos elevados e impulsiona a inflação. Para os parlamentares, transferir aos produtores rurais o ônus desse desequilíbrio fiscal não levará a uma real redução nos preços dos alimentos nem tornará a produção economicamente sustentável.

Além disso, a FPA solicitou ao governo um posicionamento sobre as propostas estruturantes apresentadas junto ao setor produtivo nacional no dia 28 de fevereiro. Essas propostas incluem nove medidas de curto prazo e onze de médio e longo prazo, todas voltadas à redução da inflação e dos preços dos alimentos.

O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da FPA, destacou a importância urgente de políticas fiscais sólidas e de investimentos em infraestrutura para alcançar resultados efetivos na redução dos preços dos alimentos. Entre as sugestões específicas da FPA estão a desburocratização dos procedimentos alfandegários para agilizar a entrada e saída de mercadorias e a revisão da tributação sobre fertilizantes e defensivos agrícolas.

Outro ponto ressaltado pela FPA é a necessidade de avançar nas discussões sobre o novo Plano Safra 25/26, exigindo garantia plena de recursos e condições apropriadas de crédito para os produtores rurais.

Enquanto se aguarda uma resposta governamental, cresce a expectativa por uma revisão nas estratégias oficiais contra a inflação alimentar, com medidas mais robustas em favor do agronegócio brasileiro.

Leia também Governo Lula avalia medidas para reduzir custos de alimentos essenciais

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)