O terreno do antigo Mercadão Municipal, localizado entre as ruas Júlia Wanderley e Comendador Miró no Centro da cidade de Ponta Grossa vai passar por limpeza. A ação foi confirmada pela prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil) ao Portal BNT. De acordo com o Diário Ofical, o serviço será realizado pela concessionária Ponta Grossa Ambiental no valor de R$ 320.705,78.
“Durante muito tempo esse espaço foi uma vitrine de falta de cuidado e do abandono. Mas isso mudou. Começa agora a limpeza de toda essa área, que vai se tornar um espaço digno, limpo e seguro!”, destacou a prefeita em fala exclusiva a reportagem.
A ação para a retirada dos escombros inicia hoje (14) e, como tem grande volume, a previsão de entrega final da limpeza é de um mês. Elizabeth, também, lamenta todos os problemas que aconteceram com a obra do ‘Mercadão’ e relembra que o caso segue sub judice, com ação contra a empresa.
“Parece uma coisa interminável, mas nós agora decidimos que tendo solução ou não do problema, nós vamos fazer a diferença e limpar o espaço”, completou. O objetivo é que na sequência seja realizada uma consulta pública, para entender o que a população espera para o espaço, que atualmente está sendo usado como estacionamento.
A Prefeitura já trabalha com dois projetos prontos para o local, que seguem para a consulta pública. Sendo elas, o próprio Mercado Municipal e o outro é um Centro de Saúde, com todas as especialidades.
Cobrança por solução
Moradores e comerciantes do entorno do antigo Mercado Municipal procuraram o portal Boca no Trombone, há cerca de um mês, para denunciar a crescente onda de insegurança na região.
Segundo relatos, o local tem sido alvo de furtos a veículos estacionados, assaltos, presença de pessoas em situação de rua utilizando entorpecentes e casos de violência.
O caso foi parar no plenário da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa no dia 22 de abril. Onde os vereadores cobraram atitude da Prefeitura para limpeza do terreno. O vereador Izaías Salustiano (PL) destacou que fez diversos pedidos de limpeza do local, para que os moradores pudessem ocupar o espaço, mas que não foi executado pela Prefeitura.
O Mercadão está abandonado desde 2011. Em 2017, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou um projeto de revitalização, mas o novo prédio nunca foi entregue.