Edit Template
Campos Gerais

Prefeito de Castro reúne representantes de operadoras para solucionar problemas de fios emaranhados

Cabos soltos reunião Daniel Calvo 2 Boca no Trombone Cabos soltos reunião Daniel Calvo 2
Imagem: Daniel Calvo
Foi feito um compromisso para ajudar na fiscalização e na solução de problemas com a fiação irregular de cabos junto à rede de energia elétrica na cidade
Publicidade

Representantes de cinco empresas que oferecem serviços de conexão à internet em Castro firmaram compromisso com o prefeito Reinaldo Cardoso para ajudar na fiscalização e na solução de problemas com a fiação irregular de cabos junto à rede de energia elétrica na cidade.

Em reunião nesta quinta-feira (09), os prestadores de serviço concordaram que o emaranhado de fios e até cabos soltos em toda a área urbana causam transtornos para pedestres, motoristas, motociclistas e moradores, além de causarem poluição visual. Eles garantiram que vão ajudar no alinhamento dos fios e na retirada daqueles que estão sem uso.

“A situação está muito feia. Tem muitos cabos que já não são mais necessários. Então fizemos essa reunião para pedir a colaboração deles e trazer soluções. Também vamos fazer uma reunião com a Copel e com operadoras de telefone para cobrar que retirem essas fiações que não servem para nada”, afirmou o prefeito, acrescentando que, além de focar no turismo, com o embelezamento da cidade, a retirada dos emaranhados de fios é ainda uma questão de segurança.

Para Bruno do Prado, supervisor comercial de uma operadora de internet, o principal problema é que as empresas não são notificadas quando acontecem mudanças na rede, como uma troca de poste. “A gente acaba sendo notificado pelos próprios usuários”, diz.

“Nos comprometemos em ajudar na fiscalização e melhorar a qualidade visual. A maior parte dos cabos que estão irregulares não são das empresas pequenas, mas das empresas grandes que muitas vezes já até deixaram de operar”, reforça Heberton Polistchuk, supervisor de outra empresa de internet na cidade.

Como funciona

O uso compartilhado de postes de energia elétrica por empresas de telecomunicações é feito mediante locação e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). A Copel, distribuidora de energia elétrica no Paraná, é responsáveis pela manutenção e fiscalização do uso dos postes. A companhia deve notificar as operadoras de telefonia e internet para o alinhamento da fiação.

A Prefeitura vai agora solicitar uma reunião com representantes da Copel e de empresas de telefonia para tratar sobre o problema.

Publicidade

Com informações da assessoria

Leia também: Colisão traseira entre caminhões causa interdição parcial na BR-376 em PG

siga a gente Boca no Trombone

Web Stories

📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.