Prefeitura amplia fiscalização de contratos em Ponta Grossa e notifica 27 empresas
Fiscalização de contratos em Ponta Grossa resulta em 27 empresas notificadas pela Prefeitura por problemas em obras e serviços públicos.

Fiscalização de contratos em Ponta Grossa foi intensificada pela Prefeitura, que já notificou 27 empresas em 2026 por problemas relacionados ao cumprimento de obras, serviços e fornecimentos contratados pelo Município. O número registrado até maio já iguala todas as notificações aplicadas durante todo o ano de 2025.
A medida faz parte de um acompanhamento permanente realizado pela administração municipal para garantir que empresas contratadas cumpram os prazos, normas e obrigações estabelecidas nos processos públicos.
Entre as situações que podem resultar em notificações estão atrasos na entrega de obras e produtos, descumprimento de cláusulas contratuais, fornecimento de materiais fora das especificações, falhas na prestação dos serviços e até abandono de contrato.
PREFEITURA REFORÇA CONTROLE SOBRE EMPRESAS
De acordo com a secretária municipal de Administração, Isabele Moro, todos os setores da Prefeitura passaram a atuar com maior rigor no acompanhamento dos contratos públicos.
“Todos os setores da Prefeitura adotaram uma postura de controle ainda maior e responsabilização dos contratos públicos, verificando se as empresas estão cumprindo com aquilo que foi contratado, garantindo assim que cada recurso investido pela população gere o resultado esperado”, destacou.
O trabalho de fiscalização de contratos em Ponta Grossa segue as normas previstas na Lei Federal nº 14.133/2021, conhecida como Nova Lei de Licitações.
As penalidades aplicadas podem variar conforme cada situação. Elas vão desde notificações formais até medidas mais severas, como rescisão contratual e impedimento da empresa de participar de novas licitações públicas.
SAÚDE E EDUCAÇÃO TIVERAM CONTRATOS RESCINDIDOS
Segundo a Prefeitura, algumas das medidas mais rigorosas foram aplicadas em contratos ligados a áreas essenciais, como saúde e educação. Empresas responsáveis por serviços nesses setores tiveram contratos encerrados após descumprirem obrigações previstas.
A prefeita Elizabeth Schmidt afirmou que o objetivo da fiscalização é assegurar que os investimentos públicos tragam retorno direto para a população.
“Fiscalizar contratos não é burocracia. É garantir que aquilo que foi pago com recursos públicos seja efetivamente entregue em todas as regiões de Ponta Grossa, reforçando nosso compromisso e respeito com o cidadão”, afirmou.
NOVA LEI DE LICITAÇÕES BUSCA MAIS TRANSPARÊNCIA
A Lei 14.133/2021 estabelece novas regras para processos licitatórios realizados por municípios e órgãos públicos. A legislação busca ampliar a transparência, modernizar procedimentos, incentivar controles internos e reduzir riscos de irregularidades.
Em Ponta Grossa, sete áreas municipais já aplicaram notificações em 2026:
- Saúde: 18 notificações
- Segurança Pública: 3 notificações
- Educação: 2 notificações
- Serviços Públicos: 1 notificação
- Cultura: 1 notificação
- Administração: 1 notificação
- Indústria, Comércio e Qualificação Profissional: 1 notificação
Com a ampliação da fiscalização de contratos, a Prefeitura afirma que pretende garantir mais eficiência na aplicação dos recursos públicos e melhorar a entrega dos serviços à comunidade.
Leia também: GCM de Ponta Grossa reforça atuação do GETAM após capacitação com o Exército























