A nova gestão do governo do prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, completou 100 dias. Com isso, nesta quinta-feira (10), foi realizado uma coletiva para prestação de contas e também anunciados algumas novidades.
A reportagem do Portal Boca no Trombone esteve presente. Um dos assuntos é que os servidores municipais vão receber um reajuste salarial de 23%. O secretário de governo, Ricardo Cardoso, destacou que o reajuste vai atingir cerca de 1.270 servidores e disse que é algo bastante seguro, em cima da previsão orçamentária de 496 milhões para o ano de 2025. “Ele chega a 23% no quadro geral, porque hoje não temos ainda os números fechados. Mas, 5% devem ser os índices inflacionários e essa diferença de 17% é o aumento real. Então, vai pegar o quadro geral dos servidores, os cargos comissionados e secretários terão apenas os 5% que é o reajuste da inflação e os professores seguirão a lei da educação, em torno de 6.5% e também está sendo analisado”.
O vice-prefeito, Regis Moreno, também comentou para a reportagem sobre o aumento salarial. “Vai passar por uma elaboração, porque ela segue para a Câmara Municipal. Então, vai ser discutido e existe uma fase importante para a construção do projeto. E a partir do momento que for para a Câmara, tenho certeza que os vereadores vão aprovar. Então, a partir de hoje começa a ser construído esse novo projeto”.
Outras novidades
Na área da saúde, o secretário de saúde, Matilvani Moreira, comentou sobre o programa Caminhos de Cuidar. “Dentro desse programa cabe a infraestrutura, o atendimento direto ao público e a melhoria na contratação de pessoas para trabalhar, que são os três eixos que estamos trabalhando dentro da Secretaria da Saúde. Dentro da infraestrutura está a revitalização do hospital e a construção de uma nova UPA, especialmente buscando um atendimento pediátrico. A UPA vai ter duas alas, sendo uma adulta e uma pediátrica. Na contratação, estão médicos, enfermeiras, farmacêuticos, e queremos abrir uma farmácia 24 horas na UPA, além de psicólogos. E os mutirões estão voltados com o atendimento ao público”. Uma ambulância do programa está disponível no município e mais duas do Samu vão chegar nos próximos dias.
A tecnologia também está presente em Castro. É o carro inteligente que detecta buracos de rua, terrenos baldios, identifica possíveis obras, placas comerciais, veículos em locais impróprios, entre outros, qual começou a operar na cidade. Com o nome de ‘Mapzer’, o veículo é equipado com câmeras de alta resolução.
O secretário de desenvolvimento, Marcos Barbosa, explica que “serão dois carros, que percorrem todas as ruas da cidade. Eles vão tirar em torno de 30 fotos por segundo e assim vamos conseguir mapear como está a cidade em tempo real e ter essa informação na palma da mão. O veículo foi batizado como Driver Inove sendo uma parceria com a empresa Mapzer”. O novo serviço começou a operar nos últimos dias.
Além disso, também foi anunciado a gratuidade do estacionamento rotativo pelo período de 30 minutos que vai começar a valer no mês de maio.
Por fim, se destaca a Feira +, programa de troca de recicláveis por alimentos e que já começa a entrar em operação ainda no mês de abril. Dois caminhões com alimentos adquiridos da agricultura familiar estacionam em locais públicos, para oferecer frutas, hortaliças e verduras em troca dos recicláveis. A operação inicial começa no dia 24 nas localidades de Socavão, Butiazal, Cercado Abapan, Herval do Xaxim, Herval dos Limas e São Luís dos Machados. Já no dia 25, a operação atende os bairros Bela Vista Samambaia, Tronco Vila Rosário, Jardim Arapongas, Jardim das Araucárias, Vila Operária e Jardim Alvorada. Na sequência, no site da Prefeitura, será divulgado o restante do cronograma.

Leia também: Castro: Secretário Ricardo Cardoso avalia os primeiros 100 Dias de Governo de Reinaldo Cardoso