A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou a aquisição de 100 pistolas para o uso da Guarda Municipal.
O contrato firmado com a empresa Taurus Armas S.A, no valor de R$ 649.476, prevê a entrega das pistolas semiautomáticas de calibre .9mm com diversos recursos de segurança e características técnicas específicas.
Leia também: Referência na natação, Caio Gracco oferece curso presencial em PG
O contrato, que tem prazo de 12 meses, foi realizado por inexigibilidade de licitação, conforme a inexigibilidade nº 053/2023. A aquisição das pistolas tem objetivo de fortalecer o equipamento da Guarda Municipal de Ponta Grossa, oferecendo melhores condições de trabalho e segurança para os agentes responsáveis pela proteção e ordem no município.
Em nota ao portal Boca no Trombone, a prefeitura de Ponta Grossa esclareceu o motivo da aquisição das pistolas.
“A aquisição das pistolas tem como objetivo reforçar e aprimorar a atuação da Guarda Civil Municipal em Ponta Grossa. Quanto à escolha do modelo específico, ela acontece em razão da durabilidade do equipamento, o que contribui para a economicidade do Município a longo prazo sem abrir mão da qualidade, segurança e eficiência do armamento utilizado. A contratação da empresa acontece conforme o disposto na legislação e se deu mediante inexigibilidade.”
Sobre o efetivo da Guarda Municipal, a prefeitura afirmou que por questões de segurança, a SMCSP não repassa informações sobre quantidade de efetivo.
Segundo consta no site oficial da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, desde que foi criada em 2003, a estimativa é de que a cidade conta com cerca de 260 agentes, que exercem funções administrativas, de segurança patrimonial, monitoramento e de manutenção da segurança e combate ao crime no município.