Destaque Ponta Grossa

Prefeitura de PG apresenta botão do pânico para diretoras da rede municipal de ensino

Prefeitura apresenta aplicativo Escola mais Segura com o 'botão do pânico' para gestoras de escolas em evento de segurança.

Equipes gestoras das 156 Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Ponta Grossa encontraram-se no Cine-Teatro Ópera, na manhã desta segunda (03) para conhecer como será o funcionamento do aplicativo Escola mais Segura, que terá, entre suas funções, o ‘botão do pânico”. A ferramenta deverá ser acionada em caso de situações de emergência dentro das unidades escolares, com recebimento imediato pela Guarda Civil Municipal.

“Estamos apresentando uma ferramenta inovadora e que faz parte de um conjunto de ações pela segurança nas escolas. Esta e outras medidas estão todas integradas ao programa de segurança pública de nosso município, que está se fortalecendo como nunca. Associado ao trabalho dos professores, com o desenvolvimento de uma cultura de paz e o apoio da comunidade, estamos enfrentando a violência em vários níveis de atuação”, resume a prefeita Elizabeth Schmidt.

Leia também: Prefeitura de PG abre chamada pública para competições de artes marciais

Por meio do aplicativo, será possível filmar situações e enviar rapidamente para a central de monitoramento, que poderá ver a escola pelas câmeras e deslocar a equipe mais próxima até o local, de maneira imediata. Conforme a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o aplicativo com a função botão do pânico será oferecido na medida do avanço da infraestrutura de câmeras e rede que estão em implantação. “A ferramenta está pronta para ser usada e estará em funcionamento conforme o avanço dessas instalações, que também estão sendo realizadas de maneira bastante rápida”, indica a secretária.

Simone Pereira Neves, secretária de Educação, comentou que a ampla união de esforços tem trazido a necessária sensação de segurança para a comunidade. “Todos possuem papeis essenciais, visando a efetiva segurança e a proteção do direito à aprendizagem de cada uma das nossas crianças. Trabalhamos na frente pedagógica, na segurança, na prevenção e na estratégia de reação, visando a proteção e a criação de uma cultura de paz”, comenta Simone.

Atuante na Vara da Infância e Juventude, a promotora de Justiça Caroline Schaffka Teixeira de Sá falou às equipes sobre a melhoria na segurança das escolas. “Estamos em permanente contato para ampliar a proteção aos direitos das crianças e dos adolescentes e a segurança é uma dessas frentes. Todos aqui estão se dedicando a esta causa e todos estão fazendo isso com muito amor”, disse a promotora, que destacou a necessidade de estimular o sentimento de pertencimento dos alunos como principal medida preventiva. “Vamos cada vez mais cuidar das nossas crianças, buscando uma cultura de paz e de não violência”, disse Caroline.

Integração

Além da nova tecnologia, a Prefeitura de Ponta Grossa tem integrado a GCM com a comunidade escolar, por meio da Ronda Comunitária Escolar, em conjunto com as equipes do Departamento de Cidadania e da Superintendência de Trânsito e Segurança Viária.

Desde a criação do Grupamento de Ronda Comunitária Escolar Municipal (GRCEM), o Município tem trabalhado na intensificação de medidas de articulação voltadas à ampliação da segurança das comunidades escolares. Somente no período entre 24 de abril e 19 de junho foram registradas mais de 800 atividades junto aos CMEIs e Escolas.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI