Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Ponta Grossa celebrou uma parceria inovadora com o Banco do Brasil para modernizar o sistema de pagamento no transporte coletivo municipal. Autoridades locais, incluindo o secretário da fazenda e de infraestrutura e planejamento, marcaram presença na cerimônia de assinatura.
A empresa Onboard, parceira do Banco do Brasil, será a responsável por testes para um novo sistema de bilhetagem eletrônica na cidade. Esse novo dispositivo será instalado nos ônibus da Viação Campos Gerais, permitindo o pagamento das passagens diretamente por cartão de crédito, débito e Pix, sem a necessidade de adquirir um cartão transporte ou carregar créditos antecipadamente.
Leia também: Família de PG cria vaquinha para pagar cirurgia de jovem com tumor na boca
Além disso, será possível efetuar o pagamento por aproximação, uma funcionalidade disponível nos smartphones com tecnologia NFC. Dessa forma, usuários cadastram cartões por meio do aplicativo do banco e utilizam seus celulares para fazer o pagamento.
MODERNIZAÇÃO NOS PAGAMENTOS
O secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique de Souza Honesko, em representação à prefeita Elizabeth Schmidt, enfatizou a importância de expandir as opções de pagamento, tornando o transporte coletivo mais acessível e conveniente para os cidadãos de Ponta Grossa. Ele também detalhou o funcionamento dos novos equipamentos.
“Com esse dispositivo, teremos a capacidade de monitorar a localização do veículo, sua velocidade, quantidade de passageiros, entre outros dados, o que nos permitirá aprimorar a qualidade do transporte público”, explicou.
Os testes terão início nas linhas UTFPR e Santa Terezinha, representando um passo rumo à modernização do sistema de transporte coletivo na cidade.
Confira abaixo a entrevista completa com o secretário:
O portal Boca no Trombone transmitiu a cerimônia ao vivo, confira abaixo: