SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C 🌤️
Publicidade
Ponta Grossa

Prefeitura de PG reforça ações de combate à dengue e alerta para focos do mosquito

Campanhas de conscientização serão intensificadas no retorno às aulas e por meio de uma ampla divulgação voltada à população.

ReuniaoDengue_PrefeituraPontaGrossa
Divulgação: PMPG
Publicidade

Na última semana, a Prefeitura de Ponta Grossa reuniu representantes de diversos setores da gestão municipal para fortalecer o cronograma de ações e conscientização contra a dengue. A reunião contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, além de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Com a retomada das atividades após o período de férias, a Prefeitura planeja reiniciar, em fevereiro, mutirões integrados para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em todas as regiões do município. Paralelamente, campanhas de conscientização serão intensificadas no retorno às aulas e por meio de uma ampla divulgação voltada à população em geral.

Leia mais: Pix Automático: mecanismo promete revolucionar o comércio eletrônico

“O combate à dengue precisa ser um compromisso de todos e, por isso, o apoio de todas as secretarias é fundamental para que, juntos, possamos alcançar todas as regiões de Ponta Grossa”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

Desde o início do atual ano epidemiológico, em julho de 2024, Ponta Grossa não registrou nenhuma morte pela doença. No entanto, a presidente da FMS, Lilian Brandalise, reforça a necessidade de manter os cuidados. “Isso não significa que devemos relaxar nos cuidados. Pelo contrário, é preciso que todos façam sua parte para que continuemos com essa estatística positiva”, pontuou. Ao longo da semana, equipes da Vigilância Sanitária, agentes de saúde e demais parceiros definirão um cronograma detalhado para os mutirões nos bairros.

Alerta para focos

Além dos criadouros tradicionais, como pneus, garrafas, vasos de plantas, piscinas e entulhos, os agentes de endemias estão chamando a atenção para focos ‘incomuns’ do mosquito Aedes aegypti. Durante as ações de campo, larvas do transmissor da dengue foram encontradas em locais inesperados, como bandejas de ar-condicionado, lonas de cobertura, trilhos de box em banheiros e janelas, e até em sifões de pias com pequenos acúmulos de água parada.

“Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas e lixo a céu aberto. O alerta é para que os cuidados com reservatórios de maior porte sejam redobrados, pois é neles que o mosquito encontra melhores condições para se desenvolver, do ovo à fase adulta. Esses grandes criadouros são responsáveis por quase 80% do total de mosquitos adultos”, explicou Brandalise.

A Prefeitura reforça a importância do engajamento da população no combate à dengue e pede que os cidadãos eliminem qualquer possível criadouro de mosquitos em suas residências e estabelecimentos. Com ações conjuntas e conscientização, o município espera manter os índices controlados e evitar a proliferação da doença.

*Com informações da Assessoria 

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →