Prudentópolis é conhecido como o município mais ucraniano do País e, também, como a terra das cachoeiras gigantes, com mais de cem quedas, com alturas que variam de 80 a quase 200 metros.
Além disso, a cidade se destaca no setor agrícola como o maior produtor de feijão preto do Brasil e de salame cracóvia, produto típico da cidade, embutido de carne de porco nobre defumada, que teve a receita criada por um morador local, Dionizio Opuchkevitch, na década de 1960.
Pensando nos turistas que visitam a cidade em função da gastronomia, da cultura e das belezas naturais, artesãos e profissionais criativos da cidade desenvolveram 42 novos souvenirs para o mercado por meio do Projeto SouPrudentópolis, ação do Sebrae/PR e da Prefeitura de Prudentópolis através das secretarias municipais de Cultura e de Turismo.
Todos os produtos estão disponíveis em um catálogo, que pode ser acessado on-line.
Conforme a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, a iniciativa contou com a adesão de 22 profissionais que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design, empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor, com cases de sucesso.
“A jornada estimulou a inovação, o olhar para a cultura e o turismo. O SouPrudentópolis é o reconhecimento dos profissionais criativos que poderão agregar renda com os produtos e ainda promover a cidade”, comenta a consultora.
A empresária Maria Helena Opuchkevich Chiquito, que atua no ramo de alimentos há dois anos e meio, com a produção de pratos tipicamente ucranianos, como o varéneke, é uma das participantes do SouPrudentópolis. Ela conta que procurou elaborar um novo sabor, que é o varéneke de feijão com molho de cracóvia.
“Busquei trazer, nesse prato, algumas referências que a cidade tem, como o feijão e a cracóvia. É mais uma forma de mostrar meu trabalho, trazer visibilidade para minha marca e manter a tradição da culinária ucraniana. Além dos turistas, moradores locais e da região podem comprar e levar para suas casas”, explica.
Para a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim, os novos produtos típicos e autênticos do município são fundamentais no fortalecimento da cadeia turística.
“Os turistas terão a chance de adquirir produtos únicos que representam a identidade local. Hotéis e restaurantes estão em contato com artesãos para encomendar essas lembranças especiais e produtos de qualidade”, frisa.
A empreendedora Franciele Lopes atua há cinco anos como artesã na cidade e afirma que o projeto foi construtivo e que vai colher bons frutos com as consultorias.
“Tive um salto na quantidade de produtos, pois além dos que eu apresentei pelo projeto, como os copos em MDF, luminária e cantil em porcelana para água benta, criei mais três, que são os ímãs de setas MDF, pop socket, necessaire e lápis personalizado”, conta.
A secretária de Cultura de Prudentópolis, Nadir Vozivoda, acredita que o projeto SouPrudentópolis foi indispensável para a estruturação dos artesãos que produziam na cidade e serviu como estímulo para a formação de novos empreendedores. Ainda segundo ela, empreendimentos turísticos já buscaram o catálogo para a escolha e aquisição dos produtos.
“Além disso, os profissionais que participaram da formação foram incentivados a participar com seu projeto no edital de economia criativa, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, que será lançado dentro de alguns dias. Este edital prevê recursos para o desenvolvimento dos produtos aprovados no SouPrudentópolis”, detalha.
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