Ponta Grossa

Prefeitura decreta corte de gastos em toda a administração até dezembro de 2025

Prefeitura de Ponta Grossa Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-26 at 165520
Foto: PMPG
As restrições devem ser seguidas até 31 de dezembro de 2025 por toda a administração municipal direta e indireta; o objetivo é manter o equilíbrio financeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou, nessa quinta-feira (03), uma edição complementar do Diário Oficial que institui um conjunto de medidas de contenção de despesas (Decreto 25.410/2025). O decreto estabelece restrições que devem ser seguidas até 31 de dezembro de 2025 por toda a administração municipal direta e indireta.

De acordo com o texto, o objetivo é conter os gastos e manter o equilíbrio financeiro do Tesouro Municipal, assegurando a continuidade dos serviços públicos considerados essenciais.

Entre as principais medidas anunciadas no decreto estão o corte de despesas com diárias, viagens, cursos, capacitações, treinamentos e eventos, além de restrições no uso de adiantamentos e redução na aquisição de bens permanentes com recursos livres. Também foi determinada a suspensão de reajustes e aditamentos contratuais que impliquem aumento de gastos, salvo exceções previamente autorizadas. A gestão municipal proibiu o uso da frota oficial aos fins de semana e feriados, assim como a celebração de novos contratos de locação de imóveis com recursos do Tesouro. Os investimentos considerados não essenciais estão suspensos, e as licitações em andamento serão reavaliadas. Programações de eventos e festividades financiadas com recursos livres passarão por revisão. Por fim, o decreto estabelece o congelamento de 20% das dotações orçamentárias não comprometidas, com exceção das áreas consideradas essenciais.

Entre os motivos, a Administração informou que o corte de gastos é uma resposta estratégica a um cenário de desaceleração econômica e queda na arrecadação, somado a alertas fiscais e um aumento na inadimplência dos tributos, visando manter o equilíbrio das contas públicas e garantir a continuidade dos serviços públicos mais importantes para a população. 

Leia mais: Guto Silva prevê novas obras de pavimentação em PG no 2º semestre

Larissa Bim

Larissa Bim

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa